quarta-feira, novembro 27, 2024
27.7 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Ciclistas de Cariacica se mobilizam por ciclovia na BR-262

Além de dirigir veículos para uma empresa, o motorista Valdecir Bazílio também pedala e, como morador de Cariacica, bairo Santo André, sabe bem dos perrengues que passa com a parca e precária infraestrutura cicloviária do município. Tais dificuldades explicam a mobilização que ele e o grupo ciclístico que integra, o Pedal Off, fazem por uma ciclovia no local na BR-262. 
 
O grupo vai pedalar pela BR-262 para reivindicar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-ES) uma ciclovia na entre Cariacica e Viana. A concentração será no Posto Kadillac (BR-262), em Jardim América, a partir das 8h. O grupo vai pedalar até a entrada de Campo Grande .
 
“Em comparação a outros municípios, Cariacica está muito atrasada”, critica Valdecir. A cidade talvez a mais hostil em infraestrutura cicloviária na comparação com as outras três principais da Grande Vitória – Serra, Vila Velha e Vitória. O município tem 350 mil habitantes e um volume expressivo de ciclistas, composto na maioria por trabalhadores. 
 
As ciclovias de fato são poucas, somam apenas 12 quilômetros. Localizam-se na orla de Porto de Santana e nos bairros Morada de Campo Grande, Dona Augusta e São Geraldo.    
 
O motivo da manifestação, portanto, fica óbvio: “Para ter uma ligação melhor em toda a Região Metropolitana”, explica Valdecir. A BR-262, continua o motorista, expõe em ampla acepção a segurança do ciclista, ou seja, há o risco de atropelamento e o de roubo. Ele defende que uma ciclovia no local aliviaria tais riscos e portanto seria um estímulo para mais ciclistas pedalarem na cidade. 
 
Como muitos, Valdeci pedala por lazer e qualidade de vida. Tem o hábito de andar no trecho cariaciquense da BR-262 e sempre com atenção. Segundo Valdecir, também são áreas de risco para o ciclista que circula por Cariacica áreas de Campo Grande, Rio Marinho e Castelo Branco.
 
Apesar do panorama desfavorável, a Prefeitura de Cariacica instituiu em junho do ano passado a Semana Municipal do Ciclista e do Incentivo ao Ciclismo, a ser celebrada todo mês de junho. A lei determina que o executivo difunda o uso da bicicleta exercício físico e para o transporte. Não será tarefa fácil para o prefeito Juninho (PPS).

Mais Lidas