segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

A poesia contemporânea de Vitória ganha mais um nome: Izabela Orlandi

Vão dos Bichos é um livro novo. Izabela Orlandi também é uma escritora muito nova – 23 anos. Apesar de bastante jovem, esse já é o segundo livro dela que, também pela segunda vez, lança sua publicação pela editora paulista Patuá. Essa experiência em ser lançada por uma editora de fora do Estado, em meio ao início de carreira da jovem, a fez conhecer o próprio mercado editorial de Vitória aos poucos, como conta. “Comecei a conhecer recentemente e acredito que ainda o conheço pouco. Não tenho muito contato com autores capixabas, mas desde que conheci o Saulo Ribeiro, escritor e editor da Cousa, aqui de Vitória, comecei a me aproximar e senti uma boa recepção. Ele inclusive escreveu a orelha do meu novo livro e me apresentou a alguns escritores. A partir de agora acredito que começarei a ver a recepção que a minha obra terá”.
 
É interessante notar que, em meio a um mercado editorial pequeno em Vitória, o surgimento de novos escritores pelo Espírito Santo é acompanhado por editores de fora, o que gera essa efetiva oportunidade de lançar um livro por uma editora de maior visibilidade nacional – o que para Izabela é a única experiência, até então, provada.
 
“Não tive experiências de publicar em outras editoras. Mas é maravilhoso. Através da Patuá pude conhecer autores consagrados, além de autores que estão integrando o universo literário mais recentemente como eu, e pude ser conhecida por eles também. Troquei livros, recebi dicas, divulgações, muita ajuda e também muito afeto e incentivo para continuar. Além disso, é fundamental citar o Eduardo Lacerda (editor da Patuá), que acreditou em mim e sem o qual provavelmente a minha trajetória estaria sendo muito mais complicada. E tudo isso foi importantíssimo para eu lançar o meu segundo livro com mais maturidade e confiança” explicou. 
 
Em 120 páginas, os poemas de Vão dos Bichos foram escritos a partir de 2013 e estão divididos em oitos partes de poesias, em que duas delas são experiências da autora com a prosa poética, em Breve correspondência – ou duas viagens à lugar nenhum e O transeunte olho que te olhou impuro.
 
O livro terá lançamento oficial na próxima sexta-feira (13), a partir das 17h30, na Carnielli Cafeteria, Enseada do Suá, em Vitória (Hortomercado). Será possível comprar o livro pelo preço de R$ 35 no local.
 
Na nova obra, Izabela apresenta ao leitor o fluxo do cotidiano como motor poético, em que situações delicadas ou ásperas – suscetíveis a acontecer na vida de qualquer pessoa – viram uma espécie de viés em Vão dos Bichos. “Todo o livro é atravessado pelo tema do corpo. O corpo bicho, o corpo homem. Na minha escrita utilizei nomes variados, como Cecília, Davi, Lucas, Ariadne, Lorenzo, Jorge… que são nomes de todos nós e ao mesmo tempo nomes de ninguém, e manifestam os fluxos que nos perpassam. Fluxos de morte, de vida, de gozo, de delicadezas, de destruição e de desejo. A forma que trabalhei o viés dos meus poemas foi pensar, portanto, nos fluxos do cotidiano, o que me pesa, o que me atravessa, o que nos atravessa”, detalhou Izabela. 
 
Para ela, as influências na escrita estão por todas as obras que lê. Mas entre as grandes inspirações, a escritora destacou diversas poetisas que lhes influenciam a partir de similaridades ou discordâncias sobre a própria escrita que ela carrega consigo. “Cito os poetas e escritores que muito aprecio como Ana Cristina César, que conheci pegando o livro A teus pés há anos no sebo, muito antes de começar a escrever, e de quem um tempo depois li o poema Flores do mais, primeiro poema que me atravessou fortemente e causou um grande impacto em mim. Além dela, cito Hilda Hilst, Elizabeth Bishop, Cecília Meireles, Rilke, Bukowski e Dostoiévski”. 
 
E já que para cada escritor o momento concreto do lançamento do livro varia muito no grau de importância, Izabela apresenta como lida com eventos como esse. “Apesar de ser bastante tímida, eu prezo demais por esse momento. A meu ver é imprescindível, mas acredito que não o seja para todas as pessoas que escrevem e não acho que deva ser”.
 
“O lançamento, pela minha experiência, é um dos momentos de apresentação do livro, de compartilhamento com as pessoas que estão ali com você, além de ser também uma boa ocasião para a divulgação. É um momento que você pode conversar sobre o livro, pode ler alguns poemas, ouvir e trocar opiniões. E de tudo isso, o que é mais importante para mim nos lançamentos é compartilhar. Compartilhar é imprescindível”, finalizou ela. 
 
Serviço
 
O novo livro de Izabela Orlandi, Vão dos Bichos, terá lançamento na próxima sexta-feira (13), a partir das 17h30, na Carnielli Cafeteria (Hortomercado) – Rua Licínio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá, Vitória. A obra será vendida no local: R$ 35

Mais Lidas