Com o objetivo de dar visibilidade aos autores locais, a Divisão de Literatura do Centro Cultural Sesc Glória instituiu o Painel Literário, um projeto que propicia uma visão panorâmica da literatura que se tem produzido no Espírito Santo. Entendendo a literatura como um bem cultural, a intenção do espaço é promover um intercâmbio entre os autores e o público, oportunizando um espaço de visibilidade. E, o primeiro Painel Literário do ano será com o romance O Donatário (foto à esq.), de Jovany Sales Rey (foto de capa), com a mediação do escritor Caê Guimarães. O evento será realizado na próxima terça-feira (17), às 19h, na Sala da Palavra, no Centro de Vitória. A entrada é livre.
No Painel Literário serão lançados dois livros por mês, totalizando 20 escritores ao longo do ano, com uma pequena palestra do autor acompanhado de um mediador para cada lançamento. Os lançamentos serão realizados sempre na Sala da Palavra com capacidade de aproximadamente 120 pessoas. Para cada lançamento, o Centro Cultural Sesc Glória sorteará 15 exemplares de cada obra para o público presentes. O projeto envolve escritores, professores de literatura, estudantes de letras e áreas afins, além do público em geral.
O Centro Cultural Sesc Glória recebeu inscrições de escritores para compor o projeto até o dia 10 de janeiro deste ano. A prioridade foi para escritores com livros editados em anos anteriores, com foco em 2014 e nos previstos para 2015. As categorias de inscrições abrangeram somente livros de literatura nos gêneros de romances, contos, crônicas, poesia e híbridos. Até julho de 2015 todas as obras inscritas serão lançadas no Painel Literário.
O Donatário
O romance, de Jovany Sales Reis, tem como cenário as duas décadas iniciais da colonização do Espírito Santo e evolui em torno do primeiro donatário da capitania, o capitão-mor Vasco Fernandes Coutinho. Pesquisados com rigor a partir de uma bibliografia, os costumes da época e os fatos históricos são retratado com o máximo de fidelidade possível no escopo da ficção. A quase totalidade dos personagens corresponde a figuras históricas reais e muitas de suas falas reproduzem o que realmente disseram ou escreveram. Há também o foco constante no processo de surgimentos das tradições, lendas, expressões, culinária e outras particularidades do viver capixaba. Essas inserções, algumas delas imaginárias, são intencionais, porque o grande protagonista do livro não é exatamente o donatário, mero pretexto e instrumento.
Serviço
O Painel Literário do livro O Donatário, de Jovany Sales Rey, com mediação de Caê Guimarães, será realizado na próxima terça-feira (17), às 19h, na Sala da Palavra, dentro do Centro Cultural Sesc Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória. A entrada é livre.