quarta-feira, fevereiro 5, 2025
25.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Choque de realidade

No papel, o governador Paulo Hartung (PMDB), que na campanha eleitoral tanto criticou a política do “Power Point”, elaborou um projeto em que o Estado teria um modelo de escola. O governador vendeu a ideia de que tinha uma solução para melhorar os índices da educação no Estado. Mas o projeto levantou um monte de dúvidas e a fala do secretário de Educação, Haroldo Correa Rocha, pareceu discriminatória. 
 
Apenas com professores efetivos, a escola não considera a dura realidade do quadro da educação no Estado, que conta com apenas 30% de efetivos, como aponta o professor Roberto Garcia Simões, especialista em Políticas Públicas,  em sua coluna desta terça-feira (24), em A Gazeta.  Além disso, faltou senso de realidade aos idealizadores do projeto. 
 
O problema foi apontado pelo deputado estadual e educador Sérgio Majeski (PSDB), no jornal A Tribuna desta terça. A mudança de alunos de escolas pode causar problemas sociais. O remanejamento para um bairro vizinho pode colocar os estudantes na mira do tráfico de drogas. Em muitos bairros da Grande Vitória, a entrada deve ser autorizada pelos traficantes. 
 
O secretário de Educação tenta justificar a escola como “uma oportunidade de os estudantes carentes terem acesso a um ensino com a qualidade de uma escola particular”. E quem disse que essa é  a melhor opção para os alunos? Há muitas outras coisas envolvidas no processo educacional dos estudantes do ensino médio do Estado, que não foram consideradas no processo de construção do projeto Escola Viva.
 
O secretário tenta ainda minimizar o problema à questão da urgência. Mas não é só isso. Há muitas coisas as serem discutidas. E que inviabilizam a mudança radical da dinâmica escolar no segundo semestre deste ano. 
 
Fragmentos:
 
1 – A Câmara Municipal de Vitória (CMV) realiza nesta quinta-feira (26), às 19 horas, no auditório do Tribunal de Contas, a sessão solene do Dia Internacional da Mulher.

 

2 – Na quarta-feira (25), também às 19 horas, o PCdoB do Espírito Santo comemora os 93 anos de fundação do partido. O evento será no Plenário da Câmara Municipal de Vitória. 

3 – Já na Câmara de Vila Velha, o vereador Zé Nilton (PT) falou do convite feito pelo Fórum Popular em Defesa de Vila Velha, para que o legislativo participe do debate com o tema, que será na quinta-feira (25), às 19 horas, no auditório do Centro Tecnológico Vasco Coutinho.

Mais Lidas