Apague a luz! Às 20h30 deste sábado (28), muitos capixabas vão participar de um ato simbólico, a Hora do Planeta. O objetivo do movimento é alertar para os problemas que o aquecimento global causa.
Uma atitude particularmente importante no Espírito Santo, pois as maiores empresas instaladas aqui produzem gases e usam a terra de forma que causam aumento de temperatura.
Participam da Hora do Planeta governos, empresas e a população. São sessenta minutos para demonstrar preocupação com o meio ambiente.
O governo do Estado e a prefeitura de Vitória estão entre os que informaram sobre a adesão ao movimento. No Espírito Santo, a adesão à Hora do Planeta tem crescido, com muitas famílias apagando as luzes de suas residências na hora marcada.
Os capixabas já estão sofrendo as consequências do aquecimento global. O nível do mar está subindo, com destruição da orla onde estão muitas construções. Como em Marataízes, no sul do Estado, e em Conceição da Barra, no norte capixaba, apenas para citar dois exemplos.
Diversas das grandes indústrias instaladas no Estado emitem gases que produzem o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. Entre as principais empresas, a Vale, ArcelorMittal Tubarão e Cariacica, Samarco e Aracruz Celulose (Fibria).
As poluidoras, contudo, são parceiras do governo do Estado e de muitos municípios em projetos na área ambiental. Usam os modestos financiamentos que fazem em reflorestamento e recuperação de nascentes, entre outras atividades, para propaganda. Tais empresas também investem pesado nas eleições, e recebem em troca favores durante a aprovação de seus projetos de ampliação.
A Hora do Planeta é organizada pelo WWF-Brasil, uma ONG que participa de uma rede internacional. Informam os organizadores que a Hora do Planeta 2015 continua recebendo adesões. Nesta sexta-feira (27) tinha recebido a inscrição de 173 cidades no país, incluindo todas as capitais. Em 2014, 144 municípios se cadastraram.
A administração de Vitória assegurou que serão apagadas as luzes do Palácio Jerônimo Monteiro, sede da prefeitura, e o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ciac). Já o governo do Estado apagará as luzes do o Palácio Anchieta. A adesão do governo do Estado ocorre pelo quinto ano seguido.
A Hora do Planeta começou em 2007. Na campanha deste ano o mote é o uso do poder para reverter o aquecimento global. Apagar as luzes e promover diversas outras atividades é a sugestão dos organizadores.
Ainda há tempo para participar da Hora do Planeta 2015. Para isso, as cidades devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3061-0121.