Os espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) terão horários especiais para receber o público que deseja aproveitar os dias de folga na Semana Santa para visitar as exposições que os equipamentos oferecem.
São mostras fotográficas, de pintura e uma exposição filatélica contando a história e a importância da cultura afrobrasileira por meio dos selos. Confira quais são as mostras em cartaz e o horário de funcionamento de cada uma delas.
Museu do Pescador
Durante o feriado, entre sexta (3) e domingo (5), o Museu do Pescador vai abrir das 9 às 17h, com uma programação intensa e diversificada. A exposição Caieiras: do poente à maré, de Yuri Barichivich, segue em cartaz com 16 fotografias que mostram as belezas da Ilha das Caieiras.
Na abertura do Festival da Torta Capixaba, nesta quinta-feira (2), às 10h, o espaço recebe uma roda de rima comandada pelo rapper Carlos Abelhão, em parceria com a Casa da Juventude de São Pedro. No mesmo dia, às 14h, serão exibidos o vídeo-documentário Ilha do Siri e o vídeo Casa da Juventude.
Já entre quinta (2) e domingo (5), das 9 às 17h, será exibida a animação O Dia da Torta Capixaba, filme realizado pelos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Francisco Lacerda de Aguiar e Eliane dos Santos, localizadas na Ilha das Caieiras, por meio de oficina do projeto Narradores da Maré.
Memorial da Paz
Localizado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, o Memorial da Paz irá funcionar nesta sexta (3) e sábado (4), das 12 às 16h. No domingo, estará fechado. Em cartaz, a exposição Mão Única, da artista Andreia Falqueto, que apresenta um olhar sobre o cotidiano e, a partir daí, a intenção de tirar o espectador do lugar comum. A mostra foi contemplada com o prêmio do Edital de Ocupação da Semc e reúne 16 trabalhos retratando pessoas, objetos e paisagens do dia a dia.
Museu do Negro
Já o Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane) funciona nesta sexta (3) e sábado (4), das 12 às 16 horas, e fecha no domingo (5). O espaço recebe a exposição Orisun Asa, mostra filatélica montada em parceria com o Museu Nacional dos Correios e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal (Seppir), que conta em 19 painéis, divididos em três módulos – Personalidades; Saberes e Fazeres e Política e Social -, a história da cultura afro no Brasil.
Serviço
– Memorial da Paz – Horário de funcionamento na Semana Santa: sexta e sábado, das 12 às 16hs. No domingo, não abre. Endereço: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória. Entrada livre.
– Museu Capixaba do Negro – Horário de funcionamento na Semana Santa: sexta e sábado, das 12 às 16h. No domingo, não abre. Endereço: avenida República, 121, Centro de Vitória. Entrada livre.
– Museu Histórico da Ilha das Caieiras. Programação especial durante o Festival da Torta Capixaba: Roda de rima com Rapper Abelhão: quinta (2), às 10h. Exibição dos filmes Ilha da Maré e Casa da Juventude: quinta (2), às 14h. Exibição da animação O Dia da Torta Capixaba: 2 a 5 de abril, das 9 às 17h. Endereço: rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras. Entrada livre.