A semana em Século Diário depois do segundo turno das eleições pode ser definida pela palavra reconstrução. Na madrugada do último sábado (27) o jornal foi alvo de ataque hacker horas depois da publicação da pesquisa Visão/Século Diário que apontava empate técnico entre os candidatos à prefeitura de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR) e Rodney Miranda (DEM).
O ataque comprometeu o banco de dados do jornal – matérias anteriores ao ataque não estão sendo visualizadas, a não ser no cache do Google – o que também prejudica o trabalho diário da equipe do jornal. No domingo (28) o editorial de Século Diário exprimia o desejo de equipe e leitores: exigimos justiça. E ela está sendo buscada, pelos meios oficiais. Os comentários dos leitores acompanharam o desejo expresso no editorial
Na segunda-feira (29) o deputado estadual Cláudio Vereza (PT), durante discurso na Assembleia Legislativa afirmou que o Instituto Futura forjou números de uma pesquisa eleitoral. O deputado usou termos duros e centrou críticas à pesquisa divulgada na véspera do segundo turno, e também ao uso que candidatos fizeram dela – há diversas denúncias de que cabos eleitorais teriam “panfletado” a edição de domingo do jornal A Gazeta, que trazia o resultado das pesquisas eleitorais.
A matéria bateu recorde de comentários, com opiniões favoráveis e contrárias ao que o parlamentar disse em discurso. Apesar disso, a esmagadora maioria dos leitores que se manifestaram nos 50 comentários registrados acompanharam o pensamento do deputado.
Na quarta-feira (31) foi ao ar a entrevista concedida pelo prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Embora a entrevista tenha abrangido toda a trajetória política do prefeito eleito, os comentários se concentraram nos erros de pesquisas que apontavam vantagem aos adversários de Luciano nos pleitos em que concorreu.
Neste sábado (3) Século Diário mostrou como Vila Velha passou a ser a única vitrine para o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) permanecer em evidência até 2014. Sem mandato, a estratégia do ex-governador é se manter “vivo” na memória do eleitor através da gestão de Rodney Miranda (DEM).
Pouco tempo após a publicação da matéria os comentários já se acumulavam com leitores opinando a favor e contra a intervenção – mesmo que indireta – do ex-governador na administração de Vila Velha.