Nadadores e remadores se manifestarão contra a poluição marinha. Farão a travessia da baía de Vitória neste domingo (12), com saída da Praia da Costa, em Vila Velha, e chegada em Camburi. A II Travessia da Vitória pela Despoluição começa às 6 horas, com concentração nas proximidades do Clube Libanês.
Logo a seguir será dada a largada, da Curva da Sereia, na Praia da Costa. A chegada será em Camburi. O percurso é de sete quilômetros. A previsão para este domingo na Grande Vitória é de tempo nublado, com temperatura variando de 19° a 28º Celsius.
A II Travessia da Vitória é realizada pela Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC). Os organizadores assinalam que nadadores e remadores estão unidos pela despoluição de nossas baías de Vitória e do Espírito Santo.
A travessia é considerada o maior evento aquático socioambiental do Espírito Santo. A Travessia da Vitória lembra da exigência pela despoluição e recuperação ambiental das praias capixabas.
“Não aguentamos mais: silte [fragmentação fina de minério], poluentes químicos industriais [pó preto], falta de saneamento básico e dragagens irresponsáveis, ameaçando nossas praias e vidas”, desabafa a AAPC, em nota. Os membros da entidade exigem: “queremos uma Vitória melhor”.
A Praia de Camburi é poluída com o derramamento de esgoto vindo da lagoa Pau Brasil, na Serra, que deságua ao final da praia de Camburi, e do Rio Santa Maria da Vitória, que contamina a baía de Vitória, até o Canal da Passagem, debaixo da Ponte de Camburi.
Os participantes também exigirão solução para o passivo ambiental formado por pelotas e pó de minério de ferro da Vale e outros metais pesados, lançados no mar em Camburi desde a década de 1970.
Foi criada uma página para o evento no Facebook.