Grande parte do público não sabe como acontece a criação de um trabalho artístico. Em prol de apresentar esse processo, a Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, organiza a Residência Artística em Gravura até o dia 30 de abril.
A proposta é de que, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, os artistas Fredone Fone e Romilda Patez trabalhem na execução dos trabalhos vencedores do Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas – Modalidade Gravura.
O Projeto de Residência Artística chega para aproximar o público do fazer artístico a partir de um espaço central para a arte em Vitória. Com a abertura das portas da Casa Porto para o diálogo entre artista e público, o processo é mais um passo na revitalização artística do Centro, da qual a Casa Porto, com sua localização no começo do corredor cultural, marca a região.
Além da execução individual dos trabalhos, o processo intenciona criar uma relação entre os artistas e a comunidade. Do intercâmbio de dois artistas com vertentes distintas, a residência proporcionará uma contaminação mútua no âmbito da gravura e uma troca de experiências com a comunidade.
Os projetos
Fredone está na realização do trabalho Impressão do Encontro, que utiliza como matéria-prima para suas matrizes objetos encontrados nas ruas ao redor da Casa Porto, ampliando assim as camadas possíveis de uma gravura e dando ao processo de impressão três etapas: caminhar, encontrar e gravar.
Já Romilda propõe um trabalho sensorial, que ganhou o nome de Jardim Secreto. A artista vai usar como suporte para a gravura uma instalação em formato de painel presa ao teto e suspensa até o chão. A obra será feita com papéis orientais, de tamanhos diversos e emendados com cola ou costura manual. As imagens serão exploradas em quatro modalidades de gravura: gravura em metal, xilogravura, serigrafia e monotipia. Para a elaboração das serigrafias, ela irá contar com a colaboração de Thiago Linhales.
Mostra
O resultado final dos trabalhos da ocupação artística da Casa Porto estará exposto na Prova de Artista: 1ª Mostra Internacional de Gravura, que acontece entre 5 de maio e 25 de julho, na Casa Porto. A exposição vai trazer para a capital trabalhos da Bulgária, Cuba, México, Polônia e Portugal, além do Brasil, e conta com a curadoria do cubano Fernando Goméz, doutor em multimeios e professor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Serviço
O Projeto de Residência Artística – Modalidade Gravura será realizado até o dia 30 de abril. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa Porto das Artes Plásticas – praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro de Vitória.