Os interessados em se preparar para ensinar no meio rural podem se habilitar para o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo. As inscrições podem ser feitas até 11 de maio próximo.
O colegiado do curso é chefiado pela professora Dulcinéia Campos. Os apoiadores do curso informam que os movimentos do campo e as comunidades campesinas têm lutado muito por esse curso.
Assinalam que a consolidação e permanência do curso de Licenciatura em Educação do Campo passa pela demanda da comunidade. Há para isto empenho na divulgação do vestibular. A realização da seleção em período diferenciado é parte dessa estratégia de sensibilizar potenciais candidatos.
No total, serão oferecidas 240 vagas, distribuídas para Vitória e São Mateus. As 120 vagas em Vitória serão distribuídas para habilitações de Linguagem e de Ciências Humanas e Sociais, em partes iguais.
Para o campi de São Mateus, 60 vagas serão para a habilitação de Ciências Humanas e Sociais. As outras 60 habilitarão em Ciências Naturais.
Segundo as normas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Ufes, das 60 vagas disponíveis para cada habilitação, 48 vagas (80%) serão para professores em exercício nas escolas do campo da rede pública.
Também se destinam a professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo e a professores ou outros profissionais de educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.
Um total de 12 vagas (das 20% restantes) são destinadas ao público jovem e adulto, residente em comunidades do campo.
Haverá uma única etapa no processo seletivo. Os candidatos farão prova de Redação e provas objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Geografia e História.
O vestibular será realizado em Vitória e São Mateus e Vitória. Será no dia 31 de maio próximo, a partir das 13 horas.
Vagas especiais
Ainda como norma, para cada habilitação e categoria, 50% das vagas são destinadas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. Os candidatos pagarão uma inscrição de R$ 60,00.
Entretanto, há possibilidade de isenção deste valor até o dia 26 de abril. É necessário requerimento para a isenção, seguindo as instruções e documentação determinadas no edital. O requerimento de isenção de taxa para o vestibular deverá ser enviado por meio de carta registrada endereçada à Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da Ufes.