segunda-feira, novembro 18, 2024
27.1 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Cineclube Terça Feminista estreia na Ufes

Todas as terças, o Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), abre espaço para as atividades cineclubistas. A proposta é colocar grupos e cineclubes de temáticas diferentes para exibir peças audiovisuais e arrematar com discussões. Dos convidados até o momento estão a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragista do Espírito Santo (ABD Capixaba); o Coletivo Negrada; e o Cineclube ES Diversidade. Nesta terça-feira (28), às 20 horas, será a vez do mais novo cineclube de Vitória, o Terça Feminista
 
A parceria do Terça Feminista se deu entre a curtametragista Saskia Sá, o Coletivo Femenina e a professora do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Gabriela Alves (que ministra uma disciplina sobre representação da imagem e do corpo da mulher). Juntas, elas se organizaram para ocupar o espaço do cinema com a exibição de filmes, discussão, exposição e vendas de produtos feitos por mulheres. A sessão de estreia é aberta ao público e terá o filme Exílio, da própria Saskia. 
 
Exílio é um filme ainda não lançado, será a sessão estreia tanto do cineclube quanto do filme. Ele tem 20 minutos e é feito com um viés de desconstrução de tempos. Começamos com uma mulher que caminha por um local e sempre avista um homem. Com o passar das cenas, percebemos que algo aconteceu entre esse homem e ela. A partir de flashs da protagonista, em que não é possível saber se estão no passado ou no presente, o público irá lidar com situações diversas vividas por ela, o que apresentará a possibilidade de um relacionamento abusivo. A costura da obra é muito poética, sensível e foca no auto-exílio dessa mulher”, detalha Saskia.
 
 
Esse é um recorte do que se pode esperar das sessões do Cineclube que, na mesma noite, irá expor alguns desenhos de Saskia sobre o filme Exílio, e produtos para a venda, como os artigos da marca Lab(i)a, tudo a partir de uma estrutura colaborativa, como explicou Saskia. “O Terça Feminista nasce de uma curadoria coletiva que preza pela exibição de filmes sobre as diversas questões que envolvem a mulher 'cis' e a mulher 'trans'. A proposta é abrir um espaço que coloque em foco o protagonismo da mulher dentro do audiovisual, com exibição de filmes feitos pela mulher e sobre a mulher. Além disso, usaremos o espaço do cinema para evidenciar a arte feita por mulheres do Estado”.
 
De acordo com ela, a participação da mulher no audiovisual sempre aconteceu, porém de maneira secundária, com o homem sempre ocupando as funções de criação, e a mulher auxiliando em funções de produção e figurino, por exemplo. O objetivo das sessões do cineclube é dar espaço para a visão da mulher sobre ela mesma, evidenciando filmes de diretoras e roteiristas femininas, com a finalidade de tirar o olhar coadjuvante da mulher no audiovisual e destacá-la como protagonista. “O cineclube, com essa proposta de colaboratividade, pode ainda desembocar em novos projetos de valorização da imagem da mulher”, finaliza Saskia. 
 
Serviço
A estreia do Cineclube Terça Feminista, com exibição do filme Exílio, de Saskia Sa, será realizado nesta terça-feira (28), às 20h, no Cine Metrópolis da Ufes – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A sessão é aberta ao público e será seguida de discussão com a diretora e as integrantes do cineclube.

Mais Lidas