O procurador de Justiça, Fernando Zardini Antônio, é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES). A nomeação do ex-chefe do Ministério Público foi anunciada pelo governador Paulo Hartung (PMDB) na manhã desta sexta-feira (15). Em postagem em sua página no Facebook, o peemedebista destacou a “cultura jurídica” e a experiência acumulada pelo escolhido, que teve passagens nos cargos de promotor, procurador e secretário de Justiça no primeiro mandato de Hartung. A propósito, Zardini é alvo de uma auditoria no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por suspeitas de corrupção durante o período em que ele esteve à frente da Sejus.
“Essa experiência no Ministério Público e essa passagem pelo Executivo [entre junho de 2004 e janeiro de 2006] vão ser positivas para o exercício da magistratura. Acredito que o doutor Zardini vai dar uma boa contribuição no sentido de aproximar o trabalho da Justiça às expectativas da população. Essa aproximação é fundamental para a sociedade. Desejo sorte ao nosso novo desembargador!”, escreveu o governador.
A escolha de Zardini já era esperada nos meios políticos, apesar das divergências lançadas sobre o seu nome em função da denúncia. O processo de nomeação foi relâmpago sem a realização até mesmo das tradicionais audiências de Hartung com os integrantes de lista tríplice, entregue ao governador na última quarta-feira (13). Disputavam a vaga os promotores Gustavo Modenesi e Vera Lúcia Miranda.
No entanto, pesava a favor de Zardini o fato de ser o único procurador na disputa, além de ter sido escolhido por Hartung em outras duas ocasiões para a chefia do órgão ministerial, entre os anos de 2008 e 2011. Zardini é membro do Ministério Público há 24 anos, tendo atuado como promotor em diversas comarcas, como Vila Velha, Muqui, Guarapari, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Anchieta, Conceição do Castelo, Nova Venécia, Cariacica e Vitória. Foi promovido ao cargo de procurador em setembro de 2006.
Currículo
Fernando Zardini Antonio nasceu no dia 21 de fevereiro de 1967. É formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Fez pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (Aesmp) e Consultime, e especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública com Direitos Humanos, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva.