A denúncia oferecida pela Promotoria de Aracruz contra 12 pessoas citadas na Operação Derrama, corroborando com as investigações feitas pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc), é mais um indicativo de que a jogada armada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), em seu depoimento na CPI da Sonegação de Impostos, tinha endereço certo. Mais do que atirar na direção do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que há pouco tempo cobrou o andamento das investigações da operação policial, Theodorico tentou se antecipar ao que estaria por vir e que já circulava nos bastidores. Exatamente a denúncia de Aracruz, oferecida no dia seis deste mês. Ao contrário do que tenta provar Ferraço e os membros da CPI, a Promotoria viu motivos para oferecer a denúncia, com base no trabalho realizado pelo Nuroc. Aracruz foi o primeiro município a assinar contratos com a CMS Assessoria e Consultoria Ldta, empresa investigada na Derrama. A expectativa é de que agora sejam abertos os inquéritos nos demais municípios, entre eles Itapemirim, o caso da ex-prefeita Norma Ayub (DEM), mulher de Theodorico, e cotada como candidata à disputa municipal de 2016. É só ligar os pontos.
Sem euforia
A propósito, ao contrário do dia anterior, até às 16 horas desta quinta-feira (14), nem Theodorico nem Norma haviam voltado às redes sociais para falar da operação.
Reforço
O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser (PT), é o encarregado do governo Paulo Hartung (PMDB) de garantir a recuperação da popularidade do prefeito Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha. É a pasta comandada pelo petista que tem patrocinado as obras no município. Nesta quinta-feira (14), mais duas entraram para a lista, com execução no Canal Guaranhuns. Mais de R$ 2 milhões ao todo.
Sei…
Doze deputados estaduais se reuniram em um restaurante na Praia do Canto, Vitória, nesta quinta-feira (14), para um “almoço descontraído” e “colocar a fofoca em dia”, como anunciou Marcelo Santos (PMDB) nas redes sociais. Faço ideia.
Saladão
Além de Marcelo, rodearam a mesa Rafael Favato (PEN), Marcus Mansur (PSDB), Rodrigo Coelho (PT), Eliana Dadalto (PTC), Bruno Lamas (PSB), Luzia Toledo (PMDB), Raquel Lessa (SD), Dary Pagung (PRP), Janete de Sá (PMN), Gildevan Fernandes (PV) e Hudson Leal (PRP).
Meritocracia?
Ato publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (14) informa a nomeação de Gisela Vivacqua Belotti no cargo em comissão de assessora especial da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). Gisela é filha de Marília Vivacqua, ex-presidente do PTB estadual, e comandava o diretório da sigla em Vila Velha.
Já?
Enquanto uns entram, outros deixam o governo. A eterna chefe de gabinete do ex-deputado estadual Elcio Alvares (DEM), Solange Resende, foi exonerada, a pedido, da função de assessora especial da Casa Civil. Não durou nem três meses.
Cochilou
O Diário Oficial do Estado só publicou agora o ato da renúncia do deputado estadual Rafael Favato (PEN) do cargo de vice-prefeito de Vila Velha, em decorrência de sua posse na Assembleia. Caramba!
Movimentos
Duas audiências públicas serão realizadas na noite desta quinta-feira (14) em Vila Velha. Uma sobre segurança, do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT), às 19 horas, em Terra Vermelha, e outra do vereador Zé Nilton (PT), para debater a saúde do município, também às 19 horas, no plenário da Câmara.
140 toques
“Chefe de segurança de Embaixada é diplomata?”. (Roberto Beling – no Twitter).
PENSAMENTO:
“O futuro se compra com o presente”. Curtis L. Johnson