A imagem de uma tartaruga morta, com a nadadeira decepada, gerou comoção nas redes sociais. A tartaruga foi encontrada encalhada na baía de Vitória, no Espírito Santo. No Facebook, 385 pessoas curtiram e 195 compartilharam a postagem da ONG Últimos Refúgios, com adjetivos que mostram sua indignação.
A ONG registra sobre o crime ambiental: “algumas vezes encontramos situações tão cruéis que não conseguimos acreditar! Esta tartaruga verde (Chelonia mydas), espécie ameaçada de extinção, foi encontrada morta, amarrada a um tijolo, com uma das nadadeiras decepada e ainda com pedaços de rede de emalhe no pescoço e em suas nadadeiras”.
Informa que, segundo denúncias, a tartaruga morta encontrada na baía de Vitória teria sido capturada por uma rede de pesca e para esconder o crime ambiental o pescador amarrou sua nadadeira com uma corda em um peso para que afundasse. Impossibilitada de subir à superfície para respirar, a tartaruga morreu asfixiada.
A ONG pede mobilização para que as denúncias sejam feitas aos órgãos competentes como a Linha Verde, do Ibama (0800-618080), a Polícia Militar Ambiental (3636-1650) e Ministério Público (127). Assinala que os dados cadastrais do informante são mantidos em sigilo, visando resguardar a sua integridade física e conforme preceitua o direito individual dos cidadãos em relação à inviolabilidade de sua intimidade.
A tartaruga foi encontrada nessa quinta-feira (14). Com a postagem no Facebook, não tardaram os comentários. São comuns as expressões absurdo, horrível, sem palavras, muito triste isso e crueldade sobre o caso.