quarta-feira, novembro 20, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Fernando Zardini toma posse em cargo no Tribunal de Justiça

O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), Fernando Zardini Antônio, tomou posse no cargo durante a sessão do Conselho da Magistratura, na tarde desta segunda-feira (18). O magistrado promovido à cadeira destinada aos membros do Ministério Público Estadual (MPES) vai atuar na 2ª Câmara Criminal da corte. A sessão solene de posse ainda será realizada no Tribunal Pleno, em data a ser definida.

Durante a posse administrativa, o novo magistrado leu o Termo de Compromisso do Judiciário e assumiu seu lugar na Corte com a presença de vários desembargadores e juízes. Logo depois, o desembargador foi saudado pelos novos colegas.

O Ministério Público foi representado na posse pelo subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, que também disputou a vaga, mas acabou ficando de fora da lista sêxtupla, votada pelos membros da instituição. Já o presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), juiz Ezequiel Turíbio, fez um discurso de boas-vindas ao mais novo integrante da associação.

A escolha do ex-chefe do MPES foi anunciada pelo governador Paulo Hartung (PMDB) na última sexta-feira (15). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda.

A escolha de Zardini já era esperada nos meios políticos, apesar das divergências lançadas sobre o seu nome em função da denúncia. O processo de nomeação foi relâmpago, sem a realização até mesmo das tradicionais audiências do chefe do Executivo com os demais candidatos. Integravam a lista tríplice os promotores Gustavo Modenesi e Vera Lúcia Miranda.

Currículo

Fernando Zardini Antonio nasceu no dia 21 de fevereiro de 1967. É formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Fez pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (Aesmp) e Consultime, e especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública com Direitos Humanos, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva.

Mais Lidas