As movimentações do PSDB, mostrando para a cúpula que não gostou nada dos acordos fechados para que o partido participasse do palanque de Paulo Hartung e, posteriormente, de seu governo, já eram conhecidas nos bastidores. Dentro do ninho tucano havia uma insatisfação com o que foi dado ao partido, que retirou a candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas ao Senado e ofereceu a vice-governadoria ao partido.
Os espaços foram ocupados não de forma partidária. Dentro do ninho tucano, sobretudo em Vitória, que já deu sinais de acirramento interno na eleição anterior, a situação não parece ser tão boa. O secretário de Ciência e Tecnologia não é exatamente um ganho tucano, já que Guerino Balestrassi é um aliado do governador e teria espaço independentemente da sigla. Luiz Paulo foi recompensado e César Colnago é o vice. E o que o PSDB capixaba ganhou efetivamente com isso?
Mas o ninho tucano não é o único insatisfeito. No PT, que já sofre com as pressões da crise nacional e está com seus prefeitos – de Colatina e Cachoeiro – em apuros e com poucas expectativas para 2016. A situação eleitoral do PT está complicada e a ida para o governo também não ajudou. João Coser está à frente de uma boa secretaria, mas ficou nisso. A segunda pasta, não saiu.
Na nacional do PT a ida para o governo de Hartung, que esteve no palanque de Aécio Neves, adversário do governo federal, estava prestes a ser avaliada, mas foi adiada por causa da crise que estourou em nível nacional.
A situação dos partidos neste sentido é parecida, embora sejam tão diferentes. A eleição do próximo ano pode depender dessa relação. Será que os tucanos vão receber do Palácio Anchieta a contrapartida pelo apoio à campanha eleitoral?
Fragmentos:
1 – A Fundação João Mangabeira, presidida pelo ex-governador Renato Casagrande, promove nesta segunda-feira (18), a partir das 19 horas, na Assembleia Legislativa, uma palestra sobre a reforma política e a fusão entre o PSB e o PPS.
2 – O palestrante será o vice-presidente do PSB Nacional, o ex-deputado federal Beto Albuquerque. O debatedor será o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) que agora estará na mesma sigla. Casagrande faz a mediação do debate.
3 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner participa quinta-feira (21) da audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O requerimento é do senador Ricardo Ferraço (PMDB) que quer saber como o País está se preparando para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.