quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Mesma língua

Logo que o Congresso Nacional aprovou a polêmica PEC da Bengala, noticiei aqui o início das articulações para aplicar, no Espírito Santo, a regra que amplia de 70 para 75 anos o limite de aposentadoria dos magistrados. Representantes da área se apressaram em negar e até manifestaram posição contrária à mudança. Pouco tempo depois, vem o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), e apresenta proposta da Mesa Diretora esticando a aposentadoria por mais cinco anos, a PEC da Bengala estadual. Saindo na frente dos demais estados, ele diz que é dever da Assembleia adaptar a Constituição estadual, etc. e tal. Não é, porém, o tipo de argumento que convence o mercado político. A iniciativa de Theodorico mostra, mais uma vez, que o deputado está afinadíssimo com a cúpula do Judiciário. Para um político como ele, que nunca dá ponto sem nó, diz muita coisa. Para além das questões dos processos a que responde, ser reconhecido como persona-grata no Judiciário não é uma condição de se jogar fora. Ainda mais em ano pré-eleitoral, quando as ingerências costumam definir o jogo. Alguém duvida?

Nota zero

A propósito, notícias da Rádio Corredor da Casa apontam que a tão anunciada reforma da Assembleia não passa, literalmente, de fachada. Por dentro, continua um caos. Quando chove, a entrada da recepção fica coberta de água e os funcionários precisam se deslocar para o primeiro andar. Na entrada, olha que beleza, só panos de chão e papelão.

Mãos atadas

Tem mais: ainda faltam materiais de trabalho no posto de atendimento médico da Casa. Tanto no consultório dentário quanto médico, os servidores são obrigados a ficar de braços cruzados. Único remédio que tem é para dor de cabeça. E aí, Theodorico?

Maquiagem

A poucos dias do júri popular do caso Alexandre Martins de Castro Filho, o Fórum da Prainha, em Vila Velha, ganhou uma nova movimentação. Quem quase nunca aparecia, virou assíduo. E o Salão do Júri, apelidado nos bastidores como “Salão do Mofo”, recebeu retoques. A pressa é para ficar bem na foto.

Simpatia pura

Mensagem do novo perfil de Hartung no Facebook: “Olá! Como avisamos, estávamos chegando a 5 mil solicitações de amizade, em pouco mais de oito horas de ativação do perfil. Infelizmente, pelas regras do Facebook, um perfil não pode ter mais de 5 mil amigos. Então, transformamos o perfil em página (…) O governador Paulo Hartung e nós da ???#‎EquipePH??? continuaremos a interagir com todos”. Nossa, quem vê até pensa!

Enquanto isso…

O Sindipúblicos faz o favor de lembrar, em seu site, dos “secretários abençoados” de Hartung, que além de não terem qualificação técnica para os cargos que ocupam, são investigados por uso indevido de dinheiro público. Anota aí: Neivaldo Bragato (chefe de Gabinete), João Coser (Desenvolvimento Urbano) e Haroldo Rocha (Educação).

Projeto

Mais um partido está em fase de coletas de assinaturas para criação no Estado. Nome de batismo é Igualdade e o pedido de registro foi feito ao Tribunal Eleitoral em maio deste ano. Responde pela movimentação por aqui Alexandre Rossoni, derrotado nas eleições a deputado federal do ano passado, quando disputou pelo PEN.

Reduto

O deputado federal Jorge Silva (Pros), cotado como favorito na eleição municipal de São Mateus, está em campo. Nesta sexta-feira (22), às 16 horas, realizará a entrega de dois caminhões, uma escavadeira hidráulica e duas vans para secretarias do município, resultado de emenda do seu mandato. Na solenidade, posará ao lado do prefeito Amadeu Boroto (PSB).

Exterior

O ex-governador Renato Casagrande (PSB) está em Roterdã, na Holanda, onde participará do Congresso Internacional da Aliança Progressista. Ele representa a Fundação Mangabeira e o PSB, e diz que espera, com os debates, trazer novas ideias para o Estado. Que assim seja!

140 toques

“É de doer os ouvidos, o depoimento do presidente da Camargo Corrêa, Dailton dos Santos Avancini”. (Deputado federal Lelo Coimbra – PMDB – no Twitter).

PENSAMENTO:

“Não há instituições a preservar se elas estão podres”. Gilberto Gil

Mais Lidas