segunda-feira, novembro 18, 2024
20.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Oficina rende mostra fotográfica feita por pessoas com transtornos mentais

Com o objetivo de buscar a reinserção social dos usuários dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) São Pedro por meio do reconhecimento do uso dos espaços da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realiza nesta quinta-feira (28), das 17h às 22h, a abertura da exposição fotográfica Mudando o foco: um novo olhar sobre as redondezas.
 
A exposição será realizada na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, e segue até sexta-feira (29), das 9h às 17h, com imagens feitas por pacientes com transtornos mentais. A mostra surgiu com a ideia de proporcionar a esse público uma oficina de fotografia, denominada Redondezas. O objetivo era colocar nas suas mãos câmeras fotográficas e despertar a visão de cada um sobre os espaços públicos. As imagens foram captadas em visitas a parques, museus e espaços livres da capital, sem um tema específico.
 
Segundo a assistente social do Caps São Pedro, Éricka Lopes, a exposição tem o intuito de valorizar o potencial criativo e dar visibilidade às diferentes formas de ver o mundo. “A aposta da exposição é convidar as pessoas a se integrar ao espaço onde vivem, de modo que essa integração possibilite a socialização, expressão e convívio com o meio” contou.
 
O fotógrafo Léo Barbosa, voluntariamente, levantou uma campanha de doação e conseguiu 12 câmeras para a realização da atividade. A partir daí, a equipe do Caps São Pedro se envolveu no projeto e cerca de 24 usuários registraram aproximadamente 1.100 mil fotografias tiradas livremente e com um olhar sobre as redondezas, gerando visibilidade às cenas cotidianas dos espaços visitados. 
 
Serviço
A exposição de fotos Mudando o foco: um novo olhar sobre as redondezas será aberta nesta quinta-feira (28), das 17h às 22h, e segue até sexta-feira (29), das 9h às 17h, na Fábrica de Ideias – Avenida Vitória, 1449, Jucutuquara, Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas