Fellipe Barbosa, o diretor, foi um adolescente de classe média que viveu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e estudou numa escola tradicional de elite conhecida por só aceitar meninos, o colégio São Bento. Dessa vivência ele escreve o roteiro do filme Casa Grande – nome que faz referência à obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.
No filme, primeira obra de ficção do diretor, a trama trata de impasses e embates sociais, como cotas; e a relação entre empregados e patrões, do ponto de vista de uma família da classe média que, em 2012, passa a enfrentar uma crise financeira e, como um dos próprios personagens do filme diz: “passam por uma crise de valores também”.
Marcelo Novaes interpreta o pai de família. Economista, tradicional e que, aos poucos, vê muito do que construiu desmoronando com a crise econômica do país. A mãe é uma professora de francês e ambos sustentam uma casa repleta de empregadas domésticas negras e com realidades bem diferentes, se comparadas aos patrões. Em meio a esse cenário está o protagonista, Jean, vivido por Thales Cavalcanti.
Jean é um adolescente acostumado às boas condições de uma família abastada. Mas ele sente que tem poucas vivência na vida e anseia por coisas pequenas, como poder ir à escola de ônibus e não de carro com motorista. O anseio de Jean se torna realidade com a crise da família e, o caminho de ônibus entre sua casa e a escola vão proporcionar a ele relações nunca antes experimentadas.
O filme não tem a proposta de pôr em discussão a luta de classes. Ele apresenta de forma muito natural um jovem que entende sua condição de classe alta, está envolto em muitas questões sobre a própria realidade e encara de forma muito positiva a crise vivida pela família.
Casa Grande já ganhou prêmio de melhor filme no Festival de Cinema do Rio; melhor crítica na Mostra de São Paulo; e melhor roteiro no Festival de Paulínia; além de já ter estreado no Festival de Roterdã com bom recebimento. O filme entrou em cartaz no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, com duas sessões diárias, às 16h e às 20h.
Serviço
Casa Grande está em cartaz no Cine Metrópolis com sessões às 16h e 20h. O cinema fica no campus de Goiabeiras da Ufes – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.