sexta-feira, novembro 29, 2024
32.7 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Alteração no PDU na Enseada do Suá pode garantir a volta dos espigões

Após o naufrágio do projeto Water Front – Nova Cidade (maquete ao lado), o Grupo Buaiz tentará mais uma vez emplacar seu projeto de ocupar a região no entorno do Shopping Vitória com empreendimentos.  Além da expansão do Shopping Vitória, anunciada nessa quinta-feira (8), há planos de ocupar a região em longo prazo, com edifícios de 10 andares e até 32 metros de altura.

Segundo os planos do grupo, o projeto inclui a construção de edifícios em até 20 anos na região, que garantam a vista do Convento da Penha, mas suas tentativas anteriores não tiveram sucesso. 

 
Os projetos Water Front e o Nova Cidade não saíram do papel e foram contestados na Justiça por não garantirem a adequação do projeto aos parâmetros do Plano Diretor Urbano (PDU) e o cumprimento de normas estabelecidas pelo Ministério Público Estadual (MPES), para que os projetos voltassem a tramitar normalmente. 
 
Desta vez, conforme apresentado pelos empresários, o projeto de expansão do Shopping Vitória prevê seis pavimentos (três para lojas e três para salas comerciais). Já os edifícios, devem ter até 32 metros, com previsão de 10 pavimentos. 
 
A audiência que será realizada na próxima terça-feira (13) pela prefeitura de Vitória promete abordar os temas. Está marcada a apresentação do Plano Específico de Ordenação das formas de Uso e Ocupação do solo da Zona de Equipamentos Especiais 8 (ZEE 8), o primeiro passo para garantir a alteração dos padrões urbanos da região que vai da Avenida Américo Buaiz às ruas Marília Resende Scarton Coutinho e Renato Nascimento Daher Carneiro, na Enseada do Suá. 
 
Inicialmente, dizem os moradores, o receio é de que os empreendimentos atinjam não apenas o cone visual do Convento da Penha, patrimônio histórico do Estado, conforme ocorreu com os projetos passados, mas que a nova roupagem do projeto traga com ele transtornos urbanos quanto à mobilidade urbana e à densidade populacional na região. 
 
Para aprovar seu projeto de ocupar uma área de 40 mil metros quadrados, o Grupo Buaiz chegou a alterar seu projeto Water Front na tentativa de se adaptar às exigências legais e da sociedade. O projeto passou a se chamar Nova Cidade e sofreu redução tanto no número de edifícios previstos para a região quanto nos pavimentos. 
 
Anteriormente era previsto 13 edifícios de 19 pavimentos, com 57 metros de altura cada edifício. No novo projeto a medida caiu para para 30 ou 27 pavimentos em seis edifícios. Os apartamentos residenciais também foram reduzidos de 1.100 para 730.
 
Com a retirada de sete torres centrais do projeto, o grupo afirmava que seria evitada a obstrução da vista do Convento e minimizada a ocupação da região de 22% para 16,95%. Porém, o projeto Water Front – Nova Cidade não chegou a sair do papel. 
 
Na ocasião, os projetos representavam o aumento de 4,5 mil pessoas na região, conforme apontado pela Associação de Moradores e Proprietários da Ilha do Boi (Ampib), durante o debate sobre o projeto. 
 
Expansão Shopping Vitória
 
A proposta para viabilizar a expansão do shopping Vitória será apresentada à população na próxima terça (13), durante audiência pública promovida pela Prefeitura de Vitória. 
 
São interessados no debate os moradores dos bairros Praia do Canto, Santa Helena, Ilha do Boi e Ilha do Frade,considerados afetados diretos pelo empreendimento. Entre os pontos polêmicos que os moradores prometem levar para a audiência pública estão a mobilidade urbana, aumento da população e ainda o esgotamento da estrutura viária. 
 
O edital de convocação da audiência informa que os projetos serão abordados pelo secretário de Desenvolvimento das Cidades, Kleber Frizzera. Ele falará também sobre o diagnóstico da Área de Influência Direta do projeto, com análises sobre a capacidade viária atual, uso e ocupação do solo; estudo de massa dos volumes para os lotes; dados sobre controle urbanístico; avaliação dos impactos sobre a paisagem, a estimativa de população fixa e flutuante.
 
Além do secretário de Desenvolvimento da Cidade, também falará durante a audiência o superintendente do Shopping Vitória, Raphael Meriguetti Brotto. 
 
O Plano Específico de Ordenação das Formas de Uso e Ocupação do Solo da ZEE 8, referente ao empreendimento, encontra-se à disposição dos interessados para consulta na Gerência de Gestão Urbana – GGU, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), em Vitória. A audiência será realizada no Cinemark, no Shopping Vitória, às 19h. 

Mais Lidas