O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realiza entre esta quarta-feira (3), às 13 horas, e sábado, o XXVII Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (MST/ES). O encontro será no Centro de Formação Maria Olinda (Ceforma), localizado no quilômetro 44 da rodovia São Mateus – Nova Venécia, no município de São Mateus, norte do Estado.
Os objetivos do encontro são socializar experiências da pedagogia do movimento nas escolas de assentamentos do Espírito Santo, debater e refletir sobre a conjuntura estadual e nacional de educação. Pretende ainda promover o intercâmbio entre as escolas e os educadores. A realização é do Setor de Educação do MST- ES.
O MST tem o encontro como parte do processo de preparação no Estado para encontro nacional. Um dos propósitos, é ajudar a massificar entre os educadores a compreensão do momento atual da questão agrária e afirmar politicamente o programa de luta e construção da Reforma Agrária Popular, discutindo o papel da educação na sua implementação e mobilizando para as denúncias e lutas necessárias desse período, anunciam os organizadores.
Os participantes também deverão radicalizar a denúncia contra o fechamento das escolas do campo, como uma consequência direta do avanço do agronegócio e da lógica mercantil protagonizada pelo “Movimento Compromisso Todos Pela Educação”, dos empresários, que está pautando a educação em nosso país.
Um outro ponto em pauta, é organizar, desde o trabalho de base, a mobilização dos educadores na luta pela educação nas áreas de Reforma Agrária e pela Educação do Campo, articulada com as lutas gerais dos trabalhadores por educação e por um projeto popular de desenvolvimento do país.
Luta, conquista e educação popular nos 30 anos do MST/ES é o tema do encontro, que é preparatório para o Encontro Nacional das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária (II ENERA).
As lideranças camponesas defendem a produção agroecológica em todo o país, e condenam o uso dos venenos agrícolas.