segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Centenário de Augusto Ruschi é lembrado em Santa Teresa

Notável cientista e naturalista de renome internacional, Augusto Ruschi terá seu centenário de nascimento lembrado em Santa Teresa, sua terra natal, no Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (5). 
 
O Patrono da Ecologia do Brasil nasceu no dia 12 de dezembro de 1915 e faleceu no dia 3 de junho de 1986. Foi sepultado no dia 5 de junho, coincidentemente, o Dia Mundial do Meio Ambiente. 
 
Durante este ano, a memória de Augusto Ruschi será reverenciada em vários eventos. A homenagem desta sexta-feira  é promovida pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), o antigo Museu de Biologia Professor Mello Leitão, criado pelo cientista. Para o evento, o instituto fez parceria com a Associação de Amigos do MBML (Sambio).
 
“100 anos de Augusto Ruschi Patrono da Ecologia do Brasil” é o titulo do evento. O INMA enviou texto que registra pequena biografia do cientista.
 
O instituto lembra que Ruschi, entre tantas condecorações e honrarias recebidas pelo seu trabalho científico, também foi homenageado por lei como o “Patrono da Ecologia do Brasil”. Sua história como naturalista e sua incansável batalha em defesa da conservação da natureza o tornou, sem dúvida, a mais expressiva personalidade capixaba em todo o mundo.
 
A fim de enaltecer toda a sua trajetória, reconhecida nacional e internacionalmente como profundo conhecedor e protetor das florestas brasileiras, em especial os beija flores e orquídeas do Espírito Santo, foi instituída uma Comissão de Coordenação da Agenda Comemorativa de seu Centenário, com o objetivo de materializar os eventos inseridos na programação.
 
“A notoriedade do renomado naturalista para o mundo é inequívoca, mas é necessário destacar sua importância para o Estado, onde desenvolveu estudos e pesquisas e se mostrou vigilante incansável na luta pela preservação da Mata Atlântica. Seu trabalho significa até hoje um fator de divulgação positiva de nossa imagem e tradição”.
 
A partir deste registro, o INMA convida para o evento do Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a partir das 9 horas, no auditório do INMA. Nesta ocasião será lançada a agenda comemorativa do centenário do cientista.
 
Programação
 
Rose Loss Kollmann, que é secretária do INMA  e  membro da Comissão do Centenário de Augusto Ruschi, divulgou a programação da homenagem a Augusto Ruschi nesta sexta-feira:
 
9h – Lançamento oficial da Agenda Comemorativa do Centenário, em sessão solene, com autoridades estaduais e municipais, hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional.
 
09h30 – Café da manhã.
 
10h – Composição de mesa solene com fala das autoridades presentes sobre os cem anos de Augusto Ruschi.
 
10h30 – Exibição do documentário Ruschi O Guanumbi, de Orlando Bonfim.
 
11h30 – Encerramento das atividades da manhã.
 
14h – Abertura da roda de conversa: “Um dedo de prosa sobre Ruschi – a Velha Guarda Fala” – com acompanhamento de concertina.
 
17h – Café da tarde.
 
17h30 – Encerramento das atividades da tarde.
 
19h – Abertura da exposição: Meu Caro Amigo, com fala do autor Paulo Bonino.
 
22h – Encerramento das atividades com coquetel e show acústico.

Mais Lidas