segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Dia Internacional da Tartaruga Marinha terá atividades no norte do Estado

No Dia Internacional da Tartaruga Marinha, 16 de junho (próxima terça-feira),  vários eventos estão programados para as bases do Projeto Tamar/ICMBio no Espírito Santo e no país.  São momentos para sensibilizar a sociedade quanto aos temas fundamentais para a manutenção da boa qualidade de vida das gerações futuras, define o Projeto Tamar.
 
O Projeto Tamar/ICMBio realizou outros eventos como parte do Dia do Meio Ambiente (5) e do Dia dos Oceanos (8). Agora, no Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16), novos eventos estão programados para participação  das comunidades nas atividades. 
 
A chamada Programação Tamar Espírito Santo no Dia Internacional da Tartaruga Marinha prevê atividade em Regência, Linhares, no norte do Estado. Nos dias 15 e 16, passeio com alunos do CEIM Vila Regência à Reserva Biológica (Rebio) de Comboios (manhã e tarde). No dia 16, palestra no Projeto Tamar, Juntos Construindo um Futuro Melhor, quando serão divulgados dados da temporada de 2014/15, das 10 h30 e 18h30. Haverá homenagem ao pescador amigo das tartarugas. Ainda no dia 16, exibição de vídeo do Tamar.
 
Em Povoação, as atividades do Dia Internacional da Tartaruga Marinha serão na sexta-feira (12). Das 10 às 15 horas, palestra e  vídeo para os alunos da EMEF Urbana Penha Costa sobre os resultados da temporada reprodutiva 2014/2015.
 
Em Pontal do Ipiranga,  no dia 16, concurso de escultura de tartaruga na areia com alunos da escola, às 9 horas e às 15 horas.
 
Em Guriri, as atividades do Dia Internacional da Tartaruga Marinha contarão com atendimento na Base Avançada do ICMBio local. Visita guiada, apresentação do Cine Tamar, alimentação assistida e oficinas de confecção de brinquedos com material reciclado fazem parte da programação. 
 
Em Vitória,  às 9h30, haverá soltura de tartaruga reabilitada. O Projeto Tamar também realizará atividades no Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.
 
O Projeto Tamar já anunciou  que comemora aumento da população de tartarugas marinhas. A Agência Brasil informou que houve aumento da população de cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, que vivem em águas do Brasil, a  Caretta caretta (tartaruga cabeçuda), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro).   
 
A tartaruga de maior peso (700 quilos) é a tartaruga-de-couro, com população restrita ao Espírito Santo. Entretanto, projetos de portos na região de desova  ameaçam a espécie, entre outros animais marinhos.  
 
Os resultados do trabalho em relação às tartarugas marinhas serão consolidados, mesmo, com “pelo menos” mais 35 anos de trabalho para afastar por completo o risco de extinção, como estima Guy Marcovaldi, do Projeto Tamar.

Mais Lidas