sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Policiais civis preparam paralisação para esta sexta-feira

Os policiais civis do Estado preparam uma paralisação para esta sexta-feira (12) na Chefatura de Polícia, na Reta da Penha, em Vitória, entre 8 e 18 horas. A manifestação é um protesto às declarações do secretário de Segurança André Garcia, que levantou suspeitas sobre a participação de policiais nos roubos a delegacias e pôs em xeque a instituição.
 
Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES), que organiza o ato, a categoria repudia veementemente as declarações consideradas levianas do secretário, que tentava eleger um culpado para o caos na segurança pública.

Além do repúdio, os policiais civis cobram condições dignas de trabalho, fim do desvio de função, respeito e valorização da carreira. Com o orçamento de custeio mais baixo em seis anos, a Polícia Civil sofre com o sucateamento nas unidades policiais. O orçamento para 2015 gira em torno e R$ 23 milhões, quando o ideal seria cerca de R$ 33 milhões.

Com esta queda, foram prejudicados os contratos de internet, vigilância, limpeza, manutenção de viaturas, obras em unidades policiais, consultas ao sistema e atendimento à população.

Além dos problemas estruturais das delegacias, da falta de insumos e da insegurança, a Polícia Civil tem déficit crônico de recursos humanos. O último concurso público para o cargo de investigador, por exemplo, foi realizado em 1993 e muitos policiais estão se aposentando, sem que os postos de trabalho sejam preenchidos.

Mais Lidas