Um grupo de estudantes visitou o final da praia de Camburi, em Vitória, na manhã desta sexta-feira (12), e observou a poluição do mar produzida pela Vale com minério de ferro. Também viram o esgoto que é lançado no mar. “É o esgoto descarado das águas limpas”, disse o guia da excursão, Paulo Pedrosa, presidente da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC).
A AAPC fez parceria para levar os alunos ao local nesta sexta-feira (12), como parte da 2ª Semana Senac de Meio Ambiente. A ONG ambiental estimou o público em cerca de 200 alunos.
Relatou que “é mais uma vez a sociedade fazendo seu papel. Hoje, foi a vez de centenas de alunos do Senac, que foram conhecer a zona norte da praia de Camburi para verificar de perto o passivo ambiental da Vale e o esgoto descarado das águas limpas”.
Paulo Pedrosa também lembrou que os alunos fizeram uma bela ação de educação ambiental, e aproveitaram para limpar os resíduos sólidos no local.
A região do final da praia de Camburi é poluída por minério de ferro da Vale e pelo esgoto. A poluição transforma a região da praia de Camburi e Ponta de Tubarão, que é de grande beleza, em cenário triste, mas presente na vida dos moradores da Grande Vitória.
O cenário de desolação não é só produzido pela poluição do mar, em parte escondida pela vegetação do final da praia. A Vale e a ArcelorMittal Tubarão poluem o ar e as nuvens pretas são vistas a quilômetros do local. Há, ainda, a ArcelorMittal Cariacica, que polui esse município, e também Vila Velha.