quarta-feira, novembro 27, 2024
21.6 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Rose de Freitas garante que ministro assina ordem de serviço do Aeroporto de Vitória dia 25

Uma das grandes aflições do capixaba, o Aeroporto de Vitória, que, segundo lamuriam alguns, mais parece uma rodoviária, terá ordem de serviço assinada no próximo dia 25 pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em Vitória. A informação é da coordenadora da bancada capixaba em Brasília, a senadora Rose de Freitas (PMDB). O prazo de execução das obras de modernização do terminal é calculado em 27 meses.
 
A Infraero divulgou em janeiro a retomada das obras dos novos terminal de passageiros e sistema de pistas e pátios do aeroporto da capital capixaba. Em janeiro, foi anunciada a confirmação do resultado da licitação para as obras, vencida pelo consórcio Jota Ele/Damiani/EMPO. O valor do investimento é de R$ 523,5 milhões. Para este ano, o governo liberou R$ 50 milhões para o consórcio executar os primeiros serviços de ampliação e modernização.
 
O novo terminal de passageiros terá 28 mil metros quadrados e está projetado para ampliar a capacidade total de atendimento dos atuais 4,2 milhões de passageiros por ano para 9,8 milhões. Serão cinco pontes de embarque, 31 balcões de check-in e nova área de estacionamento de veículos, passando das atuais 592 vagas para 2.054 novas vagas.
 
A nova pista, por sua vez, terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e será construída em direção ao mar, contribuindo em termos ambientais, com a redução dos níveis de ruídos aeronáuticos e vibrações sobre o entorno urbano do aeroporto.
 
As obras do Aeroporto de Vitória foram iniciadas em 2005, mas foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2008, depois de indícios de sobrepreço. As obras estavam paradas por falta de projeto executivo e previsão orçamentária.

Mais Lidas