O Sarau de Alma é um evento de iniciativa da Alma Andaluza e Studio de Dança, promovido desde 2014 dentro da própria companhia, que fica em Jardim da Penha, Vitória. O evento foi criado para ser um momento de encontro entre os bailarinos de dança flamenca, os professores e o público interessado em assistir apresentações da companhia de forma acessível e com baixo custo, já que não é cobrada taxa de entrada. Preza-se pela contribuição livre.
“A proposta da entrada franca é para que todos os que tiverem desejo possam assistir à uma apresentação de dança, caso não possam pagar uma entrada. Já a contribuição espontânea, fica a cargo daqueles que se sentirem com vontade e puderem pagar algum valor pelo ingresso, que vai para os gastos de produção do evento”, explica Ivna Messina, bailarina, diretora artística e coreógrafa da Companhia.
Além da acessibilidade à apresentação da dança flamenca, o Sarau acaba funcionando com caráter pedagógico, já que se coloca como uma boa oportunidade para que os alunos da Companhia possam assistir apresentações, se colocarem em palco, e realizarem trocas de experiências.
De acordo com Ivna, o Sarau de Alma foi feito com a seguinte estrutura: cinco coreografias, apresentadas em solos, duos ou trios. “De vez em quando temos alguns convidados que fazem apresentações musicais, coreografias de outros estilos de dança ou declamações de poemas”, detalha ela. Cada edição é realizada dentro de uma das salas da Companhia, que comporta o total de 40 pessoas. Dessa forma, quando a lotação é alcançada, a Companhia realiza uma nova apresentação para abranger quem ficou de fora.
E, nesta edição, o Sarau de Alma ainda se integrará às comemorações juninas e venderá comidas típicas ao público. “Acredito que o Sarau contribui tanto para a formação dos alunos que se apresentam, pois são incentivados a serem cocriadores das coreografias que farão parte do Sarau, assim como na manutenção de uma cena de dança na cidade, formando plateia e incentivando os profissionais que se apresentam”, finaliza Ivna sobre o caráter conceitual do Sarau de Alma, que vem se firmando a cada edição.
Serviço
O Sarau de Alma, da Alma Andaluza Cia e Studio de Dança, será realizado no sábado (27), a partir das 20h na Companhia que fica na Avenida Saturnido Ragel Mauro, 999, Jardim da Penha, Vitória. A entrada é livre e a contribuição das apresentações é voluntária.