domingo, setembro 22, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Espírito Santo têm quase 30% de domicílios inadequados para moradia, segundo IBGE

A 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Brasil 2015, divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que quase 30% dos domicílios são inadequados para moradia no Espírito Santo. No entanto o índice melhorou em relação aos dados divulgados no IDS Brasil 2012, que apontava um porcentagem de quase 40% de moradias inadequadas no Espírito Santo.
 
O IDS Brasil 2015 reúne 63 indicadores com o objetivo de traçar um panorama do país, em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional. 
 
Foram qualificados como adequados os domicílios que atendessem, simultaneamente, aos seguintes critérios: densidade de até dois moradores por dormitório; coleta de lixo direta ou indireta por serviço de limpeza; abastecimento de água por rede geral; e esgotamento sanitário por rede coletora ou fossa séptica. 
 
O item “Adequação de moradia” considera uma moradia “satisfatória” quando apresenta um padrão mínimo de acesso aos serviços de infraestrutura básica, além de espaço físico suficiente para seus moradores e características favoráveis no entorno. 
 
O documento diz que cerca de 90% dos domicílios capixabas apresentam densidade de até 2 moradores por dormitório; entre 80% e 97% dos domicílios apresentam esgotamento sanitário nos critérios estabelecidos pelo estudo; de 86% a 96% dos domicílios apresentam abastecimento de água por rede geral; e de 89% a 98% dos domicílios do estado são atendidos por coleta de lixo direta ou indireta.
 
Entre as fontes de pesquisa utilizadas para a construção dos indicadores estão a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), Produto Interno Bruto (PIB), Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) e Projeção da População do Brasil, todos do IBGE. O estudo também utiliza dados de ministérios, secretarias estaduais e municipais, Ibama, DataSUS, Iphan, Unesco e outras instituições.

Mais Lidas