quarta-feira, novembro 27, 2024
20.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Diagnóstico do Minha Vitória será publicado dia 31

A Prefeitura de Vitória publica no dia 31 de julho os diagnósticos do Minha Vitória, dispositivo de participação pública via internet do processo de revisão do Plano Diretor Urbano (PDU). Aberto em 8 de abril,  o Minha Vitória encerrou as atividades em 15 de maio, com mais de 500 sugestões feitas pelos moradores da capital. No dia 1° de agosto, terão início seminários temáticos. Datas e locais ainda não foram divulgados.
 
Dos 80 bairros de Vitória registrados pela ferramenta, 68 deram apenas duas sugestões ou nenhuma. Não há participação de 38 bairros e outros 20 ofereceram uma ou duas sugestões. A maioria absoluta das propostas partiu de Jardim da Penha, Jardim Camburi, Mata da Praia, Centro, Praia do Canto, Enseada do Suá, Bento Ferreira – ou seja, a clássica classe média da cidade. 
 
Moradores rejeitaram construção de shopping em seu bairro – caso de Bento de Ferreira – ou a expansão dos já existentes – caso da Enseada do Suá com o Shopping Vitória. Moradores do Centro destacaram o perfil artístico, cultural e turístico da região. Em Jardim Camburi, foi sugerida a limitação da altura dos prédios, hoje o principal tema do bairro. Jardim da Penha registrou pedidos pontuais, muitas relacionadas ao trânsito. 
 
O tema bicicleta foi abordado em muitos bairros, nos acima. A malha cicloviária da cidade ainda é desconectada entre si, o que põe em risco a segurança de quem quer se deslocar de bike por aí.  Como ocorreu também nas reuniões presenciais, os moradores demandaram ações e diretrizes que estão fora da alçada direta do PDU: obras como alargamento de ruas, alteração de trânsito, medidas de segurança. 
 
Segurança, alias, foi o tema mais abordado.  Alteração de trânsito também somou quantidade substancial de sugestões, efeito da grande quantidade de carros da capital.
 
Entre contribuições presenciais, virtuais e por processos, os moradores de Vitória fizeram 1.340 sugestões ao PDU em 53 dias de participação, segundo dados da prefeitura. Foram 781 contribuições presenciais, 548 virtuais, pelo Minha Vitória,  e 11 por processos. Os representantes de instituições, movimentos de moradia e de segmentos de paisagem, turismo, infraestrutura, planejamento urbano, mobilidade, meio ambiente, além de entidades religiosas, fizeram 97 sugestões. 
 
O bairro Praia do Canto foi o campeão em sugestões, com 222 entre presenciais e virtuais, seguido de Jardim da Penha, com 162, e a Grande Maruípe, na terceira colocação, com 107.
 
Claro que mobilidade foi o grande tema levantado pelos moradores. Foram 184 contribuições. Uso e ocupação do solo foram objetos de 128 sugestões. Houve 75 propostas para o assunto “equipamentos públicos”.
 
Um dado interessante é que o Minha Vitória possibilita apoio às sugestões feitas na plataforma: os mais apoiados foram ciclovia Ufes-Camburi, enterramento de fios e ciclovia em Jardim Camburi. 

Mais Lidas