Os deputados José Esmeraldo e Gilsinho Lopes, ambos do PR, voltaram a cobrar na sessão ordinária da Assembleia desta terça-feira (13), que o colega de plenário, deputado José Carlos Elias (PTB), protocole a PEC 08/2012, que altera a Constituição Estadual, permitindo a reeleição para o cargo de presidente do Legislativo.
O deputado José Esmeraldo, em sua fala, lembrou que a Proposta está parada na Casa desde 14 de agosto passado. Ele afirmou que se Elias não protocolar a proposta até a próxima segunda-feira, vai retirar o nome do documento. O deputado Gilsinho Lopes, no microfone de aparte, disse que a forma como Elias vem protelando o início da tramitação e como foi feita a coleta de assinaturas é um desrespeito aos deputados.
A proposta reúne 22 assinaturas e beneficiaria diretamente o atual presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), que poderia se reeleger. Esmeraldo e Gilsinho são os maiores defensores da reeleição de Ferraço.
Mas eles não são os únicos, nos bastidores, alguns deputados comentam que a atitude de Elias seria ingratidão, já que no momento em que Elias estava prestes a perder o mandato, recebeu a proteção do presidente da Assembleia. Já outros deputados, acreditam que o próprio Ferraço não tem mais interesse na tramitação da PEC.
Em paralelo, os apoiadores de Ferraço têm travado uma discussão dura com o deputado Roberto Carlos (PT), isso porque o petista é visto na Casa como um nome de interesse do governador Renato Casagrande para comandar a Assembleia. A polêmica levantada pelos republicanos fez o clima no plenário esquentar no início da sessão.