quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Em ato público, professores de Vila Velha pedem reposição salarial

Os professores da rede municipal de Vila Velha realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (7), nos acessos à Terceira Ponte, por valorização e recomposição das perdas salariais. Assim como a manifestação ocorrida em 23 de junho, o protesto teve início por volta das 6h30 e foi encerrado às 8 horas. Na tarde desta terça, por volta das 15h30, os professores voltam a se manifestar em frente à sede da prefeitura, no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.

Aproximadamente 50 professores participaram do ato público com faixas e cartazes. Um trio elétrico também foi usado pelos profissionais para a divulgação da pauta de reivindicação do magistério.

O magistério de Vila Velha está em estado de greve e a paralisação deve ser deflagrada em 21 de julho. A categoria pleiteia reajuste salarial de 13,99%, que contempla a reposição das perdas inflacionárias; e tíquete-alimentação.

Os professores rejeitaram a proposta da prefeitura, que contempla reajuste de 6,5%, parcelada em três vezes, feita pelo prefeito Rodney Miranda (DEM). O reajuste seria pago nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, mas foi rejeitado pelos professores, que consideraram que o reajuste não repõe as perdas salariais.

O salário dos professores de Vila Velha é um dos piores da Grande Vitória e a categoria não tem reajuste há três anos. O índice de reajuste pedido pelos professores contempla somente o período de administração do prefeito Rodney Miranda. As perdas históricas, aquelas que não foram corrigidas ao longo dos anos, já chegam a 40%, desde 1994.

Além do baixo salário pago aos professores, também foram feitos cortes significativos nos planos de aplicação das escolas, com redução de verbas e desvalorização dos trabalhadores. Os professores querem a nomeação dos aprovados no concurso 002/12 e o retorno da gestão democrática, em que a comunidade escolhe diretores e coordenadores das escolas.

Mais Lidas