Neste sábado (25) comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha; e o Dia Municipal da Mulher Negra de Cariacica. Em menção às datas, e como forma de homenagem, a Prefeitura de Cariacica realizou na tarde de ontem (24), a abertura da exposição “Memória Lélia Gonzalez”.
A mostra é composta por 12 painéis que contam a trajetória política e intelectual da feminista negra Lélia Gonzalez. “Este evento é uma oportunidade de dar visibilidade para esta população, é o início da política pública de igualdade racial, na prática, dentro de Cariacica”, afirmou a coordenadora de Igualdades Raciais, Adriana Silva.
A exposição tem por objetivo lembrar o trabalho da historiadora, antropóloga, filosofa e autora de livros e diversos artigos. Lélia é uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). O Dia da Mulher Negra – que é comemorado oficialmente no dia 25 –, é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.
A abertura foi realizada no saguão da Prefeitura de Cariacica e também foi um momento para homenagear cinco mulheres da cidade, Vilmara, Tina, Sandra, Vera Maria, Marcela, Franceilla e Sueli. Sete cariaciquenses que representam a luta das mulheres negras do município.
Tina Moreira afirmou que “o evento é a valorização da mulher negra. Somos muito discriminadas, ainda hoje, e para combatermos isso é muito importante que haja políticas públicas voltadas para este fim. Não é pelo sexo, ou orientação sexual, ou mesmo pela cor da pele que se pode julgar quem realmente somos. É por esta igualdade que lutamos”.
Serviço
A exposição “Memória Lélia Gonzalez” fica no saguão da Prefeitura de Cariacica – Rodovia BR 262, 3.700, Bairro Alto Lage. A visitação é livre.