quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Encontro reúne prefeitos, vices e vereadores tucanos eleitos

No próximo dia 8 de dezembro, o PSDB capixaba realiza, na Assembleia Legislativa, um encontro com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pelo partido. Coordenado pelo presidente regional do PSDB, deputado federal Cesar Colnago, o encontro irá debater o modelo de gestão tucano.

O evento visa ainda a dar aos vereadores e prefeitos que irão assumir no ano que vem subsídios para o bom andamento para suas gestões. Para isso, o partido trará lideranças nacionais, técnicos e gestores públicos renomados. Dentre eles, o atual prefeito de Piracicaba e ex-ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso, Barjas Negri.

Mais detalhes do encontro serão discutidos na próxima reunião da Comissão Executiva Regional do PSDB-ES, que acontecerá nesta segunda-feira (19).

A situação do PSDB no Estado é preocupante no que diz respeito à sua musculatura política para o jogo eleitoral de 2014. O partido que tem um projeto nacional de enfrentamento ao PT, empatou com seu grande adversário em número de prefeituras, seis. Mas analisando o cenário, saiu menor. Isso porque, o partido em 2008 conquistou 13 prefeituras, logo, teve uma queda de mais de 50% de seu poder de fogo.

Além disso, os municípios conquistados pelo PSDB não têm grande influência no cenário político. O PT não conseguiu também nenhum município com mais de 200 mil habitantes, mas as reeleições de Carlos Casteglione, em Cachoeiro de Itapemirim e Leonardo Deptulski, em Colatina, deixam os petistas em uma posição melhor, embora nenhum dos dois tenham mais uma identidade com a ideologia partidária, na visão do mercado político.

No Estado, o PSDB conquistou as prefeituras de Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Laranja da Terra, Marataízes, Muqui e São Roque do Canaã. Desses, apenas Muqui foi uma prefeitura nova, nas demais, os prefeitos tucanos foram reeleitos.

Mais Lidas