Movimentações políticas que correm em Linhares, norte do Estado, indicam acertos entre o prefeito Nozinho Correa (PDT) e o ex-governador Renato Casagrande (PSB) para a disputa de 2016. O grupo articula a candidatura a prefeito do presidente da Câmara de Vereadores, Miltinho Colega, que estaria em vias de deixar o PSDB. Com os olhos na eleição municipal, o ninho socialista mudou recentemente a direção de seu diretório por lá. No comando, agora, estão dois secretário de Nozinho. A questão eleitoral em Linhares está ligada à entrada do ex-prefeito e atual deputado estadual Guerino Zanon (PMDB) no pleito. Cotado como favorito, o peemedebista precisa resolver questões na Justiça para se candidatar. O projeto de Nozinho e Casagrande é apresentar uma candidatura vitoriosa, considerando, para isso, Guerino fora da disputa. Agora se o deputado entrar, o peso de Miltinho Colega muda. Atuante na manobra que resultou na reprovação de contas de Guerino no legislativo municipal, o presidente da Câmara passa a ser um mero competidor, dependendo, aí, das demais candidaturas que serão colocadas. Por enquanto, o cenário está em aberto.
Tabuleiro
A busca por alternativa do prefeito são necessárias porque, além de estar em baixa, ele não tem o aval do PDT municipal para tentar a reeleição. O partido tem como opção o ex-deputado estadual Luiz Durão, mas ainda não se sabe se ele vai entrar na disputa. Há, ainda, a deputada estadual Eliane Dadalto (PTC), que foi vice-prefeita de Nozinho. Outro nome, já anunciado pelo PSD, é do vereador Dr. Cardia (PSD).
Conversas
Sobre o destino partidário de Miltinho Colega, o que dizem nos bastidores é que ele recebeu convite do PTB, do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Carlos Elias. Não diz que sim nem que não, mas dá a entender, nas entrelinhas, que tem algo em adianto processo de negociação. Ele enfrenta problemas de espaço no PSDB e perdeu ao comando do diretório.
Composição
As alterações no PSB de Linhares custaram a saída da presidência de Tarcísio Silva, vereador em sétimo mandato e há dez anos membro do PSB. Assumiu no lugar dele o secretário municipal de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto. O outro secretário que integra o partido é o secretário de Planejamento, Cássio Dias Lopes.
Faísca
Notícias que vêm do ninho tucano contam que na última reunião da executiva estadual do PSDB, o presidente regional da sigla, Jarbas Assis, pegou o vice-governador César Colnago de jeito. Será?
Ops!
O ex-prefeito de Vitória e hoje secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Coser (PT), reivindica em suas redes sociais a paternidade do sistema de gestão que garantiu o primeiro lugar no ranking da Urban Systems, pela Revista Exame, na área de saúde. O prefeito Luciano Rezende (PPS) fez festa com a notícia, mas o sistema foi implantado na gestão passada.
Entrou
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) é o primeiro capixaba confirmado na CPI do BNDES, que promete pegar fogo na Câmara dos Deputados. A conferir.
Que coisa…
O relatório final da inspeção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) constatou que o Ministério Público do Estado (MPES) tem 82 imóveis no Estado. Apenas um estava, no ano passado, em situação regular, com alvará válido do Corpo de Bombeiros. Isso mesmo: um.
Que coisa II…
Do restante, 25 estavam em processo de vistoria ou com vistorias vencidas, e o restante sequer tinha alvará. Nem a sede da Procuradoria Geral de Justiça, na Enseada do Suá, se salvou. Quem fiscaliza o fiscal?
140 toques
“Vamos derrubar o veto de Dilma contra a redução das taxas de terreno de marinha”. (Deputado federal Lelo Coimbra – PMDB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Um príncipe nunca precisa de razões legítimas para quebrar suas promessas”. Nicolau Maquiavel