quinta-feira, dezembro 26, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Indústria capixaba cresce 17% no primeiro semestre e derruba discurso do caos de Hartung

Apesar do discurso do caos e da política de austeridade imposta pelo governador Paulo Hartung (PMDB) – com cortes lineares em serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação — os resultados da economia não têm justificado o arrocho. A indústria capixaba registrou crescimento de 17,2% no primeiro semestre de 2015, o melhor resultado entre os 15 estados pesquisados pelo IBGE. A média nacional foi negativa: 6,3%. 
No acumulado dos últimos 12 meses, o bom desempenho da indústria capixaba também segue na contramão da crise nacional: 15,1%. Mais uma vez o melhor resultado. Para se ter uma ideia do que esses índices representam, São Paulo, no mesmo período, teve queda de 8,1%; Rio Grande do Sul 7,7%; e Paraná 6,4%. A média nacional foi de -5%. 
Um melhor desempenho da indústria significa mais arrecadação para os cofres estaduais. Essa é a notícia “inconveniente” para convencer a população que o antecessor deixou o Estado no buraco. 

 
Aliás, Paulo Hartung recorreu a esse discurso para convencer a Assembleia Legislativa a aprovar um novo orçamento para 2015. Ele se escorou no argumento de que o orçamento feito pelo então governador Renato Casagrande era uma “peça de ficção”. 
Entre os pontos criticados para mostrar que o orçamento do socialista era fora da realidade, Hartung destacou as projeções de arrecadação do antecessor, que foram consideradas otimistas demais para o tamanho da crise. 
A forra de Casagrande veio agora com o levantamento do IBGE. O ex-governador usou as redes sociais para comentar os dados do IBGE. “Esse resultado só foi possível graças à política de desenvolvimento que adotamos, em parceria com o setor produtivo capixaba. A organização das finanças públicas e a relação republicana que estabelecemos com as empresas também foram fundamentais para criar um ambiente de confiança. Essas ações e posturas permitiram que diversos empreendedores tomassem a decisão de instalar ou ampliar suas empresas aqui no Estado”, cutucou.
Casagrande disse também que enfrentou instabilidades e crises econômicas internacionais no seu governo. Lembrou que as regras do ICMS de produtos importados (Fundap) foram alteradas, e que isso representou perdas de receitas para o Estado e para os municípios. 
E arrematou o comentário, dando mais um cutucão em Hartung. “Como se vê, o desempenho da indústria capixaba é mais uma resposta às aves de mau agouro, que tentam disseminar o caos. E olha que já receberam várias outras respostas, como a confirmação pelo TCES [Tribunal de Contas] de que deixamos em caixa, no fim de 2014, recursos no valor de R$ 1,9 bilhão”. E acrescentou: “A verdade não se dobra à vontade dos mentirosos. Por mais que tentem escondê-la, ela teima em aparecer”.

Mais Lidas