Com a retomada das conversas do grupo de sete deputados estaduais que têm foco na disputa de Vila Velha e articulam lançar um nome à prefeitura no próximo ano, ganham força as especulações sobre quem seria o “cabeça” de chapa. Principalmente, diante de um cenário que já conta com a candidatura do ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e, ao que tudo indica, do também ex-prefeito e atual deputado federal Max Filho (PSDB), que não se vê com outra saída a não ser entrar no pleito, devido ao projeto presidencial do senador Aécio Neves. Fora, é claro, o caminho natural do prefeito Rodney Miranda (DEM) em busca da reeleição, embora já circulem comentários de um possível recuo, dependendo das circunstâncias. Confirmado esse quadro com Neucimar e Max, as apostas nos bastidores se voltam para o deputado estadual mais votado em 2014, Amaro Neto (PPS). Ele representaria o “grupo dos sete”, aglutinando forças com os deputados que têm votos no município – Hércules Silveira (PMDB), Rafael Favatto (PEN), Euclério Sampaio (PDT), Gilsinho Lopes (PR), Nunes (PT) e Hudson Leal (PRP). Só que aí, entram os “poréns”. Apesar de Amaro aparecer com um capital extraordinário, por seus mais de 55 mil votos, ele ainda não foi testado numa disputa como esta. Também não se sabe, ainda, seu destino partidário. Mas a dúvida número um, mesmo, é a seguinte: o eleitor canela-verde repetiria uma aposta que tanto lembra o prefeito Rodney?
Repeteco
Na disputa à prefeitura, Amaro repetiria o caminho de Rodney, que também iniciou sua vida política como o mais votado à Assembleia, em 2010. Outra semelhança: os dois escolheram como bandeira uma área de apelo popular, a segurança. Rodney foi eleito com a imagem do “Rambo Capixaba”, já Amaro é considerado uma espécie de “salvador da pátria”, efeito da sua atuação no programa de TV Balanço Geral.
Opção
No começo das conversas do grupo, o cotado era do deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), que nunca escondeu o desejo de disputar a prefeitura de Vila Velha. Ele tem, de fato, um capital eleitoral pra lá de reconhecido no município, mas não se sabe o efeito disso diante do cenário previsto.
Nem te ligo
Interessante nisso tudo é a participação do deputado Euclério nas articulações. É que o PDT, seu partido, terá candidato a prefeito. Trata-se do ex-secretário de Esportes da gestão Rodney, Alexandre Salgado.
Vigilante
Renato Casagrande (PSB) não deixa passar nada. De novo, recorreu às redes sociais para contrapor o discurso do seu adversário, Paulo Hartung (PMDB). Os números que embasaram seu protesto, desta vez, são do IBGE e têm relação com o desempenho industrial do Estado no primeiro semestre deste ano, que foi o maior do Brasil. “Este resultado só foi possível graças à política de desenvolvimento que adotamos, em parceria com o setor produtivo capixaba”, avisou.
Longe daqui
Hartung fugiu do protesto dos servidores estaduais desta quinta-feira (13). Ao invés de buscar interlocução com o movimento, se escondeu no interior. Visitou obras e inaugurou unidade de saúde em Montanha, extremo norte do Estado.
Herdeiro
O ex-prefeito de Pedro Canário, Mateusão Vasconcelos, está dando trabalho para o mercado político do município, mesmo de dentro da cadeia,
onde está desde março do ano passado. O que circula por lá é que ele articula a candidatura a prefeito do filho, conhecido como Mateusinho. Popular em Pedro Canário, há temor de que ele herde os votos do pai. Em política, sabe como é, tudo pode acontecer.
Tabuleiro
Promete ser acirrada a disputa pelo novo comando da Associação de Moradores de Jardim da Penha (AMJAP) neste sábado (15). Três chapas concorrem ao pleito: da situação, ligada ao PT; outra com integrante do PSOL; e uma terceira apoiada pelo vereador Fabrício Gandini (PPS). Resultado tem influência na eleição de 2016.
Só dá ela
A empresa Transegur Segurança e Transporte de Valores Ltda está com a bola toda. Depois do contrato firmado com a Assembleia, bateu o martelo com o governo do Estado. Fechou outro contrato, mais uma vez sem licitação, para serviços de vigilância patrimonial nas superintendências regionais de educação e unidades escolares. Valor: R$ 743,4 mil por…um mês!
Nas redes
“Tá’ cortando tudo! ???#PHesseAbraçoEuNãoQuero???”. (Ninja ES – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam”. Charles de Gaulle