domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Cinema independente ganha mais um espaço em Vitória: o Sesc Glória

 
Foi muito bem recebida pelos capixabas a notícia de inauguração de duas salas de cinema no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória – local de efervescência audiovisual nas décadas de 60 e 70, com cinemas independentes como o Cine São Luiz, que funcionava na rua 23 de maio; e o Cine Glória, que agora retoma as atividades audiovisuais. 
 
A ausência de salas de cinema no Centro só foram positivas por um lado: artistas e consumidores de cultura uniram-se para ocupar o Centro com atividades cineclubistas, como o o Cine Gruta, o Cine Rua Sete, o Cine Expurga, as mostras do Extintor Coletivo, entre outras iniciativas – falando apenas sobre as atividades e grupos atuais. 
 
Ainda assim, a programação audiovisual independente, que dá espaço para filmes de produções pequenas e obras locais, nacionais e internacionais, que ultrapassam o caráter de entretenimento e geram discussões com realizadores ficaram, até então, restritas a dois cinemas específicos em Vitória, o Cine Metrópolis, da Universidade Federal do do Espírito Santo (Ufes), e o Cine Jardins, no Shopping Jardins. 
 
Com a retomada das salas de cinema do antigo Cine Glória, a proposta é de que, agora, o cinema independente ganhe mais um espaço de capilaridade para os capixabas. “A proposta é ocupar as duas salas com o cinema alternativo, que foge unicamente do caráter comercial. Para isso, daremos espaço às mostras brasileiras e internacionais, realizaremos intercâmbios entre cineastas e deixaremos esse espaço aberto também para a discussão”, explica Gabriel Albuquerque, responsável pelo núcleo audiovisual do Sesc Glória. 
 
Outra proposta também é gerar visibilidade para o artista local, a começar pela mostra de inauguração das duas salas, O Universo Fantástico de Rodrigo Aragão, que exibe todos os filmes do diretor capixaba, curtas e vídeos de making of (imagem à esq. com Aragão e o ator Zé do Caixão) de suas produções. O diretor é conhecido por seu cinema de horror independente e que escoa até para fora do Brasil. Entre as produções conhecidas de Aragão, está o filme Mangue Negro e A Noite do Chupacabras
 
O evento ainda apresenta uma proposta de integração entre os ambientes do Sesc, abrindo uma exposição de monstros de silicone e látex, entre outros itens produzidos exclusivamente para uso dos filmes de Aragão, além de um minicurso de efeitos especiais e palestra. 
 
 
Serviço
A Mostra O Universo Fantástico de Rodrigo Aragão, com exibição de filmes e making off das produções do diretor nas novas salas de cinema, além de bate-papos e exposição do objetos de cena das obras, segue até o dia 23 de agosto. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira); R$ 3,00 (meia e comerciário).

Mais Lidas