A Estandarte Companhia de Teatro traz ao Espírito Santo o espetáculo cênico-musical O Pescador Mentiroso, com apresentações em Vitória e São Mateus. Na Capital, a apresentação será realizada no próximo dia 21, sexta-feira, às 20h no teatro da Má Companhia, Centro de Vitória. Já em São Mateus, a apresentação será no dia seguinte, sábado (22), às 20h, no Porto de São Mateus. As apresentações têm entrada gratuita.
A peça é baseada nas histórias do falecido pescador capixaba Mané Bode, tendo como fonte de inspiração a devoção a São Benedito. O espetáculo integra o projeto Devotos, idealizado pela Estandarte, que promove mapeamento, pesquisa e investigação da natureza dos fundamentos de devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em várias regiões do Espirito Santo e de Minas Gerais. O projeto já contemplou nove cidades que possuem vínculo com os santos. No Estado, o espetáculo já passou por Conceição da Barra, São Mateus, Serra e Vitória.
Com a finalidade de coletar depoimentos e histórias que demonstram a devoção dos fiéis, o projeto vem realizando uma série de bate-papos e entrevistas com lideranças e personagens de cada uma das manifestações religiosas das comunidades onde estão inseridas, procurando identificar qual a relação que possuem com seus santos de devoção e o que são capazes de realizar pela interseção deles.
A realização do espetáculo O Pescador Mentiroso, e o uso da linguagem das artes cênicas como instrumento que dialoga com a devoção dos fiéis, se dá durante os ciclos de festas em homenagem a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, festividades estas representadas pelas Bandas de Congo e Ticumbis, no Espírito Santo e pelo Congado, em Minas Gerais. O ator e pesquisador Didito Camillo aponta que a linguagem do teatro representa mais do que um meio de aproximação junto às comunidades. “É um bater à porta, que resume um dos objetivos da pesquisa: a troca de saberes. Vale lembrar que das Missões Jesuíticas, até as Cavalhadas, o Alardo, o Congado e o Ticumbi, as artes cênicas no Brasil estão profundamente ligadas à história da religião. Assim, a turnê do espetáculo O Pescador Mentiroso representa uma excelente maneira de chegar às pessoas que serão entrevistadas”, analisa Camillo.
Excecionalmente em Vitória e São Mateus, as pesquisas aconteceram em dezembro, durante as festas de São Benedito da Banda de Congo Amores da Lua e a Festa de São Benedito. À época, foram coletados relatos e narrativas de fiéis ao santo negro. O projeto pesquisou as particularidades de cada uma dessas tradições a partir de relatos de seus personagens e devotos. As narrativas e representações foram documentadas por meio de um registro audiovisual que será distribuído posteriormente entre as comunidades investigadas, no formato de documentário.
Serviço
– O espetáculo O Pescador Mentiroso, da Estandarte Cia. De Teatro, terá apresentação em Vitória na sexta-feira (21), às 20h, na sede da Má Companhia – Rua Professor Baltazar, 152, Centro de Vitória. A entrada é gratuita.
– A apresentação da peça em São Mateus será no sábado (22), às 20h, no Porto de São Mateus. A entrada também é gratuita.