“Sempre compreendo o que faço depois que já fiz. O que sempre faço nem seja uma aplicação de estudos. É sempre uma descoberta. Não é nada procurado. É achado mesmo”, poema do cuiabano Manoel Barros em sua poesia intitulada Pintura. O trecho é citado pelo fotógrafo Vitor Nogueira para explicar também seu processo de criação, já que foi assim que nasceu sua mais nova exposição, Grafias Intangíveis, sem pretensões, sem um objetivo assertivo na cabeça, apenas nasceu.
Grafias Intangíveis é uma mostra de 15 fotografias de Vitor Nogueira que será lançada na próxima quinta-feira (27), às 19h, na OÁ Galeria, em Consolação, Vitória. Por lá, o público irá se deparar com a poesia de fotos aéreas que retratam o litoral. Foram cerca de 50 horas, no total, em que Vitor pendurou-se por equipamentos de segurança de uma aeronave para fotografar o mar, a areia e os detalhes que pairavam sob elas.
“As fotos retratam a temática da solidão, pois mesmo em ambientes amplos, paisagens grandes, eu recortei ali detalhes que dizem muito. A exposição é construída em cima de três pilares, a solidão, a incógnita e a surpresa. De início observa-se o mar, a extensão da areia e um detalhe que soa como uma incógnita, até você descobrir o que ele realmente é. Daí vem a surpresa”, conta Vitor Nogueira.
Os detalhes dos quais ele fala são pessoas em tamanhos minúsculos, sombrinhas fincadas na areia, barcos, pessoas deitadas tomando banho de sol. “Tem uma foto em que freiras estão se banhando no mar; outra em que um pai brinca de bola com o filho”, destaca ele sobre a poesia que encontrou e ainda encontra em cada uma das 15 fotografias que formam a exposição e que, antes mesmo de estrear, já encantou pessoas. Uma delas, o escritor Caê Guimarães.
Caê foi convidado pelo fotógrafo para escrever sobre a exposição; retratar a partir das letras o que aquelas fotos diziam sentimentalmente para ele. “O Caê fez um texto maravilhoso, com versos lindos, e o título de Grafias Intangíveis. Gostei tanto daquilo que surrupiei o título do poema dele para a própria exposição”, recorda Vitor em risos. Foi assim que a exposição foi batizada, por um acaso.
Grafias Intangíveis é o trabalho que Vitor conta ter iniciado para ele mesmo, como um agrado pessoal, sem um objetivo claro e pontual. “A única clareza na fase de fotografar foi fazer algo diferente, pois quem tira fotos aéreas tende a retratar os ambientes de forma ampla, já eu quis recortar isso e mostrar não só a paisagem, mas os detalhes presentes nas beiras das praias”, acrescenta.
A mostra ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, até o dia 26 de setembro, com entrada livre.
Serviço
A abertura da mostra Grafias Intangíveis, do fotógrafo Vitor Nogueira, com textos de Caê Guimarães, será realizada na próxima quinta-feira (27), às 19h, na OÁ Galeria – Rua Aprígio de Freitas, 240 A, Consolação, Vitória. A entrada é livre.