domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Galeria virtual que reúne trabalhos de quatro artistas locais

 
Agosto tem sido um mês bastante enérgico para a cultura em Vitória. Além da inauguração de uma nova sede cultural, OPARQUE, formada por grupos criativos de design e produção de vídeos, dois artistas aproveitaram o momento de articulação para reativarem uma proposta já antiga, uma galeria virtual de arte, a VOA. 
 
A proposta remonta há alguns anos, quando um núcleo de artistas movimentavam a cena artística de Vitória com um grupo chamado Molécula HnA. “Em meados de 2007, 2008, já pensavámos na articulação de um espaço de divulgação dos nossos trabalhos artísticos. Acontece que o tempo passou e o projeto ficou engavetado, cada um dos integrantes seguiu seu rumo profissional, a maioria viajou, mas eu e a Ludmila Cayres mantivemos nossa produção artística em Vitória”, relembra Gabriel Borem, artista que, juntamente com Ludmila, tomou frente do projeto VOA Galeria.
 
Borem conta que o nome VOA surgiu quando o Molécula HnA realizou uma atividade na Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória. O nome do projeto de ocupação se chamava Vendo, um trocadilho entre vender e ver. Esse nome originou mais tarde o título Vendo Objeto de Arte – que unindo as iniciais de cada palavra forma o nome VOA. 
 
Lançada inteiramente na internet, a VOA carrega como principal projeto um site bem contruído e datalhado, que vende obras de arte de quatro artistas, os dois idealizadores, Borem e Ludmila, além de Aýla Lourenço e Júlio Tigre. Este último já é um veterano e foi entusiasmadamente convidado para o projeto. Já Aýla, artista jovem, chamou atenção pelos trabalhos desenvolvidos. 
 
“Quando nos chamaram para um auxílio em OPARQUE, eles já haviam convidado a Aýla para uma exposição dos trabalho dela no local. Como já conhecíamos, achamos oportuno convidá-la a integrar nosso portfólio de artistas. Somos em quatro, até então. Esse número é pequeno, porque nossa loja virtual atende até certa quantidade de obras para a venda. Mas o objetivo é  expandir a mais artistas, tanto locais quanto nacionais”, explica Borem.
 
A primeira ação de lançamento da VOA Galeria é a exposição de Aýla Lourenço, articulação em conjunto com o OPARQUE e na sede deles, na Rua Sete de Setembro, Centro de Vitória.  A Mostra dos Céus foi aberta no último dia 15 e apresenta o trabalho que a artista desenvolve com astrologia. 
 
 
No site da VOA Galeria é possível ter acesso às obras de cada um dos quatro  artistas, além de informações sobre eles e detalhes das obras que estão à venda. 
 

Mais Lidas