O direito à leitura deve ser expandido a todos os cidadãos, já que ela agrega, informa e inclui. É a partir dessa proposta que a Fundação Dorina Nowill, de São Paulo, atua há 69 anos prestando serviços que insiram pessoas com deficiências na participação social. A partir de ações como a Rede de Leitura Inclusiva, a Fundação circula por diversos locais do Brasil mobilizando instituições a discutirem atividades efetivas que possam ser apresentadas e debatidas com a finalidade de serem aproveitadas por projetos diversos.
Na próxima sexta-feira (28), a Rede de Leitura Inclusiva chega ao Espírito Santo, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef), em Barro Vermelho, Vitória. A proposta é reunir mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais para disseminar, discutir e promover atividades acerca da leitura inclusiva, por isso todos os interessados nas discussões, com a finalidade de conhecer exemplos de projetos inclusivos, podem participar do evento – só é preciso realizar inscrição prévia gratuitamente.
A programação tem por objetivo promover um dia de atividades de discussão e prática. O evento se inicia às 9h, com apresentação do projeto Rede Nacional de Leitura Inclusiva, pela própria Fundação Dorina Nowill. Será feita também a apresentação do “Mapeamento das pessoas com deficiência no Estado”, pela Condef; além das “Ações Inclusivas de Cultura no município de Vitória”, que será apresentada pela Secretaria de Cultura de Vitória (Semc). O Instituto Luiz Braille do Espirito Santo também entra na programação para apresentar o projeto Deficiência Visual e as Ações Inclusivas do Instituto. Esta será a primeira parte do evento, que segue até às 12h.
Na segunda parte, com início às 14h, a Rede de Leitura Inclusiva inicia as atividades práticas a partir de duas oficinas, a de Braille, ministrada pelo Instituto Luiz Braille; e a de Leitura Inclusiva, especificamente para pessoas com deficiência visual. Os interessados precisam escolher entre uma das duas oficinas gratuitas, que seguirão até às 17h.
No Espírito Santo, a Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo tem apoio do Lab. Muy Arte e do Centro Cultural Sesc Glória.
Serviço
A Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo será realizada na próxima sexta-feira (28), das 9h às 17h, na sede do Condef – rua Dr. João Carlos de Souza, 107, Ed. Green Tower, 10º andar, Barro Vermelho, Vitória. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição online.