sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Justiça determina que Detran restitua gratificação de servidores

A Justiça determinou que o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) restitua o adicional integral dos servidores por tempo de serviço e assiduidade. A ação foi impetrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) diante da atitude considerada arbitrária tomada pela diretoria do órgão de reduzir os benefícios.

Com a decisão, os servidores voltam a receber os adicionais, como ocorria até abril deste ano. O desembargador relator do processo, Walace Pandolpho Kiffer, acolheu ao entendimento do Sindipúblicos de que a redução foi tomada de forma unilateral pela diretoria do Detran, sendo evidentemente ilegal e afrontando o direito de ampla defesa e do contraditório dos servidores.

A legislação determina que este tipo de decisão só pode ser tomada depois de os servidores serem avisados e terem prazos para apresentar recursos. No entanto, no caso do Detran, a diretoria tomou a decisão de maneira unilateral, avisando aos servidores por carta.

De acordo com a sentença, o Detran em nenhum momento demonstrou que houvesse instaurado processo administrativo dando oportunidade para que os servidores afetados pela medida tivessem direito à ampla defesa. Ao contrário, enviou uma notificação da decisão e publicou o ato no Diário Oficial, informando que no mês de maio os rendimentos já seriam pagos com as devidas reduções.

Mais Lidas