O mês de setembro vai começar com poesia. Dando início à programação em comemoração aos 464 anos do aniversário de Vitória, será realizado na próxima terça-feira (1), às 19h, no Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane), no Centro de Vitória, o sarau poético Invenção da Saudade, do grupo teatral Gota, Pó e Poeira, em homenagem ao escritor Fernando Tatagiba.
O sarau reúne poemas, contos e crônicas de Fernando Tatagiba sobre observações do cenário capixaba. Nos textos reunidos para a apresentação, as ruas, avenidas e bairros de Vitória servem de pano de fundo para tratar de temas do cotidiano e dramas sociais, além dos personagens típicos da capital. No elenco, Eliane Correia, Carlos Ola, Jacimar Henrique e Neuza de Souza, além do músico Felipe Turino.
Fernando Tatagiba nasceu na cidade de São José do Calçado, em 1946. Ao longo da vida iniciou e interrompeu os cursos de Direito e Filosofia, preferindo participar dos movimentos de literatura e cinema dos anos 60. Contista, poeta e trovador, ele publicou seus primeiros textos nessa década, nos jornais A Gazeta, A Tribuna, O Diário e O Debate, entre outras publicações e antologias.
O escritor ganhou inúmeros prêmios, como o primeiro lugar no concurso de contos infantis, em 1976; e o concurso de crônicas Rubem Braga, de Cachoeiro de Itapemirim, em 1980. Ele deixou vários livros inéditos e faleceu em 1988.
Serviço
O Sarau Poético Invenção da Saudade, com o grupo teatral Gota, Pó e Poeira, será realizado na próxima terça-feira (1), às 19h, no Museu do Negro – avenida República, 121, Centro de Vitória. A entrada é livre.