domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Pinturas abstratas sugerem a transformação temporal da paisagem

Com estreia na próxima quinta-feira (3), a partir das 19h, no Memorial da Paz, que fica na Praça do Papa, Vitória, a série Nova Riqueza, da artista plástica Sandra Resende (foto capa), apresenta obras inspiradas no poder de transformação temporal da paisagem dos garimpos brasileiros. São 21 telas médias e grandes que sugerem, de forma abstrata, o ciclo de reutilização desses lugares.
 
A inspiração partiu de uma pesquisa sobre a história dos garimpos nacionais. Antes sítios de exploração mineral, com intensa degradação do solo e exploração de mão de obra, os garimpos dos anos 2000 sofreram transformações de valor sustentável. Hoje, funcionam como áreas de preservação: criadouros de peixe, lagos e locais de conservação e distribuição de água.
 
Ao descobrir essa revalorização conferida aos antigos garimpos, Sandra enxergou a força e presença da natureza no ato de transformar ­ a capacidade de renovação de uma área degradada, movida pelos fluxos naturais e também humanos. “A própria natureza fez o homem enxergar esse verdadeiro conceito. Nada restou depois daquela intensa extração, com sérios impactos ambientais. E o homem, no mesmo momento em que extraiu toda a vida daquele solo, agora a devolve dentro das possibilidades, movido pelo fluxo de renovar e reestruturar o que foi perdido”, explica. 
 
Este fluxo guia os trabalhos da artista na série Nova Riqueza. Sandra Resende convida o espectador a compreender o percurso da natureza através dos pigmentos e cores utilizados em suas telas abstratas. São tons terrosos e claros,­ um sítio cromático­, aplicados em camadas e texturas que se encontram e se distanciam, tomando formas únicas e subjetivas, mas que sugerem a trajetória de busca pela verdadeira riqueza e transformação da paisagem.
 
“Ao iniciar minha exploração pictórica, abro as tintas sob as telas, dou a elas a liberdade de se agrupar ou reagrupar misturando materiais. Esse aglutinamento ou afastamento, forma novos grupos ou ilhas, novas paisagens, um fazer artístico que parece aleatório”, complementa.
 
Entre fios e formas condutores, a exposição Nova Riqueza questiona aos nossos olhos qual é a beleza e o verdadeiro significado de enriquecimento, onde estão as cores e os buracos de nosso mundo.
 
Serviço
A exposição Nova Riqueza, de Sandra Resende, será aberta na próxima quinta-feira (3), a partir das 19h, no Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória. A entrada é livre e a exposição fica no espaço até o dia 30 de setembro. 

Mais Lidas