sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Depois de 43 dias em greve, professores de Vila Velha anunciam suspensão da greve

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (1) os professores do magistério de Vila Velha decidiram por suspender a greve, deflagrada em 21 de julho. O movimento vai ficar suspenso por 60 dias, prazo definido em conciliação realizada no Tribunal de Justiça do Estadp (TJES) para que a prefeitura responda às reivindicações dos professores.

A assembleia foi realizada em cumprimento ao acordo firmado na última sexta-feira (28), que estabeleceu que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) realizasse assembleia com a categoria, de forma que os professores retornassem à sala de aula nesta quarta-feira (2).

Em contrapartida, a prefeitura se comprometeu em aplicar o reajuste de 6,53% já no mês de setembro; estabelecer de negociação sobre o Plano de Cargos e Salários, no qual deverá constar plano de capacitação permanente dos professores e do auxílio alimentação; não cortar o ponto dos grevistas e a efetuar o pagamento dos valores eventualmente cortados, em folha suplementar até o dia 10 de setembro.

A mesa de negociação vai ser acompanhada pela juíza Trícia Navarro Xavier Cabral e pela promotora de Justiça, Sídia Nara Ofranti Ronchi.

A greve, que durou 43 dias, foi deflagrada diante da intransigência do prefeito do município, Rodney Miranda (DEM), em negociar com a categoria.

A reivindicação dos professores era de reajuste salarial de 13,99%, que contemple a reposição das perdas inflacionárias; e tíquete-alimentação.

O salário dos professores de Vila Velha é um dos piores da Grande Vitória e a categoria não tem reajuste há três anos. O índice pedido pelos professores contempla somente o período de administração do prefeito Rodney Miranda. As perdas históricas, aquelas que não foram corrigidas ao longo dos anos, já chegam a 40%, desde 1994.

Mais Lidas