segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Victor Jara é homenageado em sessão de cinema no Metrópolis

 
Victor Jara foi e permanece sendo um grande e lembrado artista chileno, morto pela ditadura em 1973 – preso no dia 11 de setembro em uma ação de golpe de estado do general Augusto Pinochet contra o presidente Salvador Allende, a quem Jara apoiou na campanha eleitoral de 1970. O músico, professor, diretor de teatro e ativista foi torturado durante dias e morto em 16 de setembro, juntamente com outros militantes. Ele e mais tantos outros chilenos foram punidos pelo trabalho de conscientização social que exerciam a favor das classes oprimidas. 
 
Além de integrar o Partido Socialista, Jara participou e apoiou a campanha de Allende, transferindo para sua atuação rotineira os princípios dos quais acreditava. Foi dessa forma que Jara tornou-se um dos artistas mais queridos até hoje no Chile, amplamente relembrado e, aos poucos, homenageado também em outros países da América Latina. 
 
Em Vitória, a iniciativa de relembrar a importância da obra do artistas surge a partir da integração entre o Clube Capixaba do Vinil, o Grupo Tarahumaras e a Casa da América Latina no Espírito Santo, com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, que na próxima sexta-feira (11) realizam o Victor Jara, Presente!, das 16h às 20h30, no Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras.
 
O evento vai integrar diversas atividades de discussão, apresentações musicais e exibição de filmes. A programação se inicia com a exibição do longa-metragem Nostalgia da luz, de Patrício Guzmán, às 16h. Às 18h o filme apresentado será o recente No, de Pablo Larraín. Logo em seguida, às 19h30, o evento terá a abertura oficial com discotecagem do Clube Capixaba do Vinil, num palco montado em frente ao Cine Metrópolis. Às 19h45 será iniciado um bate-papo sobre a obra e vida de Victor Jara com os convidados Wilson Coêlho (poeta, dramaturgo e escritor); Eurico Scaramussa (cinéfilo); e Alexandre Curtis (Professor do Departamento de comunicação Social da Ufes). E às 20h30 o evento será finalizado com o show que dá nome ao evento, Victor Jara, Presente!, do Grupo América 4.
 
Filmes sobre a ditadura de Pinochet
 

Os dois filmes escolhidos para exibição na abertura do evento Victor Jara, Presente! apresentam uma temática em comum: a ditadura de Augusto Pinochet. Na primeira obra, Nostalgia da Luz (2010), o documentário apresenta ao drama de mulheres que procuram os corpos de prisioneiros políticos da ditadura. Tudo isso é passado no deserto Atacama, onde milhares de presos foram enterrados. Enquanto elas escavam o lugar, astrônomos examinam galáxias distantes em busca de vida extraterrestre, em um observatórios próximo. O documentária já é considerado um dos mais importantes do mundo.

 
Em No (2012), o público vai conhecer a história do plebiscito que, em 1988, pôs fim a uma ditadura de 15 anos imposta por Augusto Pinochet. O filme foi vencedor de diversos festivais de cinema pelo mundo e conta com a atuação elogiada de  Gael Garcia Bernal, interpretando o personagem René Saavedra, um exilado que volta ao Chile para trabalhar como publicitário a serviço da campanha “Não”, que tem como objetivo influenciar o eleitorado a votar contra a permanência de Augusto Pinochet no poder. 
 
Serviço
 
O evento Victor Jara, Presente!, organizado pelo Clube Capixaba do Vinil,  Grupo Tarahumaras e Casa da América Latina no Espírito Santo, terá realização na próxima sexta-feira (11), das 16h às 20h30, no Cine Metrópolis da Ufes – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas