São diversos grupos, espaços, ruas, praças e coletivos que promovem e recebem atividades culturais nesta edição do Viradão Vitória – que se inicia neste sábado (12) às 17h e segue até o domingo (13). Um desses espaços é a Casa da Stael, que fica localizada no Centro de Vitória, na rua Sete de Setembro e, há bastante tempo, desde 2007, já promove apresentações culturais, saraus, oficinas, exposições, feirinhas, entre muitas outras atividades.
O espaço é um dos ambientes que apresentam programação especial nesse sábado (11), com virada direta até o domingo (13). A programação, que é gratuita, se inicia às 10h, com o projeto Lendo da Calçada que promove um momento de contação de histórias para o público infantil com a artista convidada Gab Krueger. A atividade seguinte abrange duas ações já comumente abordadas na Casa da Stael, ioga e dança circular infantil – esta última também será voltada às crianças. A responsável por ministrar as aulas é Isabella Bazoni, terapeuta e instrutora de ioga.
A programação segue até as 12h, quando começa o já tradicional Samba da Xepa, uma roda clássica de samba com os cantores convidados Edson Papo Furado, Xoroca, entre outros, em frente ao Bar do Nei. Às 17h, a Casa da Stael abre a exposição Ilha Surreal, que apresenta uma coleção de fotos que retratam exatamente o Centro, seus atividades noturnas e sua movimentação.
Simultâneamente, a Casa abre um espaço para o Balaio de Gato – Feira de Arte e Moda, em que expositores de moda e artigos de arte venderão produtos produzido no Estado – serão desenhos artísticos (fotos à esq.), roupas, acessórios, entre outros. O objetivo da feira é gerar visibilidade para artistas locais e suas produções independentes.
Às 18h, o espaço recebe uma apresentação de chorinho com Cezar Almeida e Jorge Gabriel, que juntos lançam o CD Serenata Capixaba. Em seguida, às 20h, haverá apresentação do projeto Encontros, com os músicos e poetas Alex Krüguer e Sérgio Roberto Penedo. Após o show, o momento será de palco aberto para quem quiser apresentar intervenções musicais, poesias e performances.
A Virada no domingo (13)
No domingo, as atividades na Casa da Stael voltam às 9h, com exposição e venda de livros da Revistaria Animal – todo o dinheiro arrecadado será revertido para ajudar animais carentes. Daí em diante, a programação segue o mesmo viés do dia anterior, com rodas de samba, almoço musical e a inclusão de vendas de comidas e bebidas.
Serviço
A Virada na 7, promovida pela Casa da Stael, da artista Stael Magesck, será iniciada no sábado (12), a partir das 10h e segue até o dia seguinte. A Casa fica na Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória e as atividades são abertas ao público, apenas consumação será cobrada.