sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Servidores e candidatos correm risco em local de provas para obtenção de CNH em Cariacica

Os alunos, instrutores e examinadores do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-ES) correm risco no local de prova para obtenção de carteira nacional de habilitação (CNH) da categoria E, no município de Cariacica. Esta categoria habilita o motorista a dirigir veículos com unidade acoplada com mínimo de 6,5 toneladas. Além da insegurança do local de prova, não há qualquer estrutura para alunos e examinadores.

Recentemente, as pessoas que participavam dos testes se viram no meio de um tiroteio entre gangues rivais, já que o local de prova fica em uma região dominada pelo tráfico de drogas. Eles se esconderam embaixo dos carros e atrás de postes durante o tiroteio.

Além disso, não há qualquer estrutura no local que garanta algum conforto aos que acompanham os testes. Não existem banheiros nem estruturas de apoio, como tendas, cadeiras ou mesas, por isso, todos ficam expostos à chuva e ao excesso de sol.

A falta de estrutura também coloca os documentos utilizados nas provas m risco. Os materiais documentais referentes aos testes, como relatórios de realização e aprovação nas provas, também ficam sujeitos à ação do tempo e, caso sejam molhados, podem acarretar sérios problemas e prejuízos aos novos condutores.

A pista em que são realizadas as provas está cheia de lixo e entulho e a presença de roedores e insetos é comum no local.

Atualmente, o interessado em tirar a habilitação na categoria E paga, apenas para o Detran, taxas que superam R$ 500, no entanto, a autarquia não oferece as mínimas condições de segurança para os candidatos.

No governo anterior haviam sido instalados banheiros químicos e tendas neste local de prova, mas a estrutura foi retirada neste ano, no início do governo Paulo Hartung (PMDB).

Um fiscal de segurança do trabalho do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) realizou uma vistoria no local de provas e notificou o Detran.

Em resposta à entidade, a autarquia reconheceu a precariedade do local de provas, mas não deu nenhum prazo para a solução do problema, apontando que não há previsão para renovação ou abertura de novo processo licitatório, uma vez que o vigente está em análise processual.

Mais Lidas