domingo, setembro 22, 2024
27.1 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Prefeitura de Vitória lança pela terceira vez edital de aluguel de bicicletas

A Prefeitura de Vitória publicou pela terceira vez o edital de licitação do Pedala Vitória, o sistema municipal de compartilhamento de bicicletas. Na primeira vez, a concorrência foi suspensa no final de janeiro por solicitação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), após questionamento feito por uma das empresas concorrentes sobre as condições de participação. Na segunda vez, não houve interessados. Desta vez, o prazo para entrega das propostas é 9 de outubro.
 
A prefeitura prevê a instalação de 25 estações de compartilhamento em que serão distribuídas 250 bicicletas. Haverá área para estacionamento de bikes. As estações inaugurais deverão ser implantadas na praia de Camburi e na área entre a Praça dos Namorados e a Praça do Papa. Jardim da Penha, Jardim Camburi e Praia do Canto e as avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari, Serafim Derenzi, também devem receber estações. 
 
Para utilizar o serviço, o usuário deverá efetuar um cadastramento junto à concessionária. O tempo de utilização está fixado em até 70 minutos. A forma de pagamento é um dos critérios técnicos do edital.
 
A precariedade da infraestrutura cicloviária de Vitória pode comprometer os objetivos do Pedala Vitória de ser uma alternativa de transporte. A malha cicloviária da cidade ainda não é conectada entre si, o que expõe os ciclistas ao perigo de compartilhar a rua com os carros. 
 
Daí vem outro problema: a velocidade dos carros, que afugenta ciclistas das ruas, que então buscam as calçadas. A prefeitura apresentou um projeto de Zona 30 para frear a pressa dos carros no interior dos bairros. O Bairro de Lourdes deve ser o primeiro bairro a receber o projeto. 
 
Candidato à reeleição, o prefeito Luciano Rezende (PPS) busca lustrar sua imagem para 2016 com projetos de mobilidade urbana, já que não poderá pegar carona na implantação Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus), cancelado pelo governo Paulo Hartung. Apresentou então projetos de faixas exclusivas para ônibus e integração dos ônibus municipais.

Mais Lidas