segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

‘Festival de Muqui’ divulga filmes selecionados

Depois de avaliar cerca de 320 inscrições enviadas de todo o território nacional – número recorde de todas as edições –, o Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo (FECIN), realizado desde 2012 na cidade histórica de Muqui, divulgou a lista final de filmes escolhidos para exibição e mostra competitiva. Ao todo foram selecionadas 12 obras que compõem o mosaico de intercâmbio proposto pela temática do Festival em 2015. Cinco delas são de diretores capixabas – as demais são do Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e mais duas de São Paulo. 
 
O encontro de todos os cineastas em uma casa de Muqui durante o festival é a uma das principais propostas dessa edição, que será realizada em outubro, uma vez que o FECIN acredita na troca de experiências e na fortaleza dos diálogos estabelecidos entre esses artistas durante a estadia na cidade.
 
Segundo Ériton Berçaco, realizador audiovisual e um dos curadores do FECIN, a avaliação foi feita priorizando a qualidade e a aderência com o universo do interior, tecido principal de construção do festival. Em contrapartida, para Cláudia Puget, artista e também curadora do festival, o primeiro termômetro de avaliação dos filmes é a emoção e, posteriormente a qualidade. “Os documentários tem um panorama do nosso Brasil muito bacana. Os filmes de ficção são emocionantes e promovem reflexão, os cineastas são experientes no mercado e trabalham com excelência a linguagem de curta-metragem”, afirma.
 
Além dos 12 filmes selecionados para a mostra competitiva, outras obras foram indicadas para a programação do Cineclube CinEstação, localizado na antiga Estação Ferroviária de Muqui, e também para a programação do FECIN para crianças, ação dedicada ao público infantil e escolar da cidade – que acontece simultaneamente às atividades do festival.
 
Em 2015, o FECIN propõe refletir e promover o intercâmbio entre o Espírito Santo e outros estados brasileiros a partir do olhar cinematográfico, no qual as trocas de conhecimentos, linguagens, formas e conteúdos serão entendidos sob pontos de vistas diferentes, e refletidos em encontros de contemplação entre seus produtores e diretores. Nos encontros de bate-papo do festival os cineastas vão discutir sobre temas em comum (ou não) de suas obras, sempre com interação do público.
 
A 4ª edição do FECIN será realizada de 9 a 11 de outubro na Antiga Estação Ferroviária de Muqui. O evento é gratuito ao público.
 
 
Serviço
A 4ª edição do FECIN será realizada de 9 a 11 de outubro na Antiga Estação Ferroviária de Muqui. O evento é gratuito ao público.

Mais Lidas